AUTARQUIA LANÇA DESAFIO ONLINE A CRIANÇAS E FAMÍLIAS

O Dia Mundial da Criança vai ser assinalado pela Câmara Municipal com o lançamento do novo livro dos Farrobinhas

Numa fase de adaptação ao desconfinamento progressivo e com total respeito pelas diretrizes das Autoridades Nacionais de Saúde, o Município de Faro irá assinalar o dia Mundial da Criança, que se comemora no próximo dia 1 de junho, de uma forma muito especial, com uma iniciativa online.

A autarquia irá presentear as crianças do concelho com o novo livro dos heróis farenses Farrobinhas, intitulado “Uma Aventura em Casa” e que retrata a realidade atual. Esta história, que já é a nona da coleção, será apenas disponibilizada aos mais pequenos digitalmente, na próxima segunda-feira, no website dos Farrobinhas que será também lançado ao público no Dia da Criança e também na página de Facebook dos “heróis farenses” e do próprio Município.

Para dar uma maior dinâmica à nova aventura e tornar o seu conteúdo mais apelativo, será também disponibilizado um vídeo animado, com cerca de 25 minutos, pelas 10h30, através das plataformas do município- canal de Youtube e Facebook. As crianças poderão assim assistir à apresentação da mais recente história dos Farrobinhas de uma forma original, tendo a autarquia convidado professores dos agrupamentos escolares do concelho (em especial do pré-escolar e do primeiro ciclo) a integrarem este recurso didático nos seus programas das aulas do dia e disponibilizarem o link de acesso a crianças e encarregados de educação. O vídeo conjuga a narração desta nova história com momentos dramáticos (com convite a atores locais que em tempos de pandemia também enfrentam bastantes constrangimentos de sustentabilidade económica) e musicais que foram originalmente criados também por artistas locais.

Criar um ambiente lúdico e de aprendizagem e promover um momento divertido, mesmo no atual contexto de pandemia, são os objetivos que presidem a esta comemoração promovida pelo Município de Faro.

Ainda o âmbito do projeto Farrobinhas em tempos de pandemia da Covid-19, foi iniciada uma parceria com o projeto “Pés na Lua” da Rita Guapo, no sentido de disponibilizar aos pais e às famílias conteúdos online no âmbito da parentalidade e do desenvolvimento infantil e adolescente, como forma de os ajudar a superar de uma forma mais positiva e resiliente os desafios que se colocam com esta nova realidade. Estes conteúdos serão disponibilizados faseadamente nas plataformas do projeto. 

 

PROJETO – OS FARROBINHAS

 “Os Farrobinhas”, heróis farenses que protagonizam as histórias do livro infantil com o mesmo nome, nasceram em Faro, em 2016, na época natalícia. O projeto resulta de um desafio lançado pela autarquia à Associação de Designers do Sul que criou e desenvolveu as personagens que pretendem ser uma fonte de inspiração para as crianças do concelho.

O Município de Faro pretendia desenvolver um projeto pedagógico capaz de trabalhar valores morais e sociais na educação infantil, através do imaginário e do simbolismo. O livro teria ainda de refletir a identidade da cidade de Faro, associada ao seu rico património histórico, patrimonial e ambiental, estimulando um sentimento de pertença à comunidade. O resultado não poderia ter sido melhor: o projeto, que já conta com 8 edições, conta as aventuras de 3 jovens, Eugénio, Ana e Afonso e o seu cão Farroba em Faro. Juntos transmitem os valores da amizade, da entreajuda, da partilha, da honestidade, da tolerância, da justiça e da coragem. A temática ambiental é também obrigatória nas histórias, não sendo esquecidos os valores de respeito pelo ecossistema, biodiversidade e sustentabilidade ambiental.

Para além da Associação de Designers do Sul, dotada de talentos ímpares que elevam as ilustrações dos livros para patamares de qualidade incontestáveis, o Município de Faro conta com outras duas parcerias imprescindíveis neste projeto: a FAGAR- Faro, Gestão de Águas e Resíduos e a Ambifaro- Gestão de Equipamentos Municipais, EM. Juntos pretendem continuar a oferecer aventuras às crianças do concelho, capazes de formar personalidades mais responsáveis, solidárias e humanas, sem esquecer, claro, o orgulho farense.

As Aventuras do Farrobinhas conta já com 8 livros impressos e dadas as circunstâncias atuais vamos agora partir para a “aventura” de partilhar uma história no “mundo digital”.