Juntos pela Prematuridade: Cuidar para o Futuro é o mote para as comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, que se assinala no próximo dia 17 de novembro.

No dia 17 a equipa da Unidade de Cuidados Especiais Neonatais de Portimão vai realizar uma sessão online aberta ao público onde Obstetras, Pediatras e Enfermeiros do CHUA vão abordar os temas mais relevantes relacionados com a prematuridade (consulte aqui o programa da sessão)

O risco de parto pré-termo, os cuidados emergentes ao recém-nascido prematuro e o transporte especializado intra-hospitalar pediátrico são os temas centrais desta sessão que pode ser acompanhada via Microsoft TEAMS, a partir das 14h.

Durante toda a semana, de 16 a 22 de novembro, a autarquia portimonense associa-se também a esta causa iluminando o edifício da Câmara Municipal com luz lilás – cor que representa a prematuridade.

Em Faro, o Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal (SMIPN) do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai assinalar o Dia Mundial da Prematuridade através de uma exposição de fotografias e sua divulgação no circuito audiovisual de vídeo/apresentação com alguns conteúdos sobre a Prematuridade e o SMIPN do CHUA.

Para além disso, à semelhança de anos anteriores, vai estar afixada uma faixa alusiva à temática na escadaria do edifício principal da unidade de Faro.

Estas iniciativas pretendem alertar a população para a problemática do nascimento prematuro e das necessidades especiais inerentes ao tratamento e acompanhamento do desenvolvimento destes bebés.

 

Por:Chalgarve