Hoje, dia 25 de setembro, assinala-se, pela primeira vez, em Portugal, o Dia Nacional da Sustentabilidade. Uma data simbólica que marca o dia em que as Nações Unidas adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Estes funcionam como um apelo global para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e assegurar que as pessoas possam viver em paz e prosperidade. São 17 objetivos que representam um apelo urgente à ação de todos os países.

Neste contexto, o Município de Tavira exerce a sua ação no sentido de se tornar cada vez mais sustentável, encontrando-se, para isso, alinhado com as diretivas europeias em termos de valorização dos recursos e da circularidade da economia. A autarquia aderiu à Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSlocal). Esta visa dinamizar e apoiar as câmaras municipais na gestão dos desafios de sustentabilidade e na promoção de iniciativas, com metas instituídas pelas Nações Unidas, na Agenda 2030, contribuindo, deste modo, para melhorar a vidas das comunidades locais e estabelecer uma maior proximidade com os cidadãos.

Neste sentido, e tendo por base os ODS 1, 3, 12, 13 e 14, a edilidade leva a cabo o projeto “Fora do Lixo!” (https://cm-tavira.pt/site/projeto-fora-do-lixo) que pretende capacitar e envolver a população, tornando cada munícipe um agente da economia circular e parte ativa nas ações de Reciclagem- Upcycling-Reutilização e Redução. Este engloba dois eixos que se focam em temáticas e públicos distintos: biorresíduos e produtos menstruais reutilizáveis.

Outros dos projetos alinhados com a sustentabilidade do território é a implementação dos “Jardins Alimentares” (https://cm-tavira.pt/site/noticia/apresentacao-publica-dos-jardins-alimentares/), proposta vencedora do Orçamento Participativo 2020/21 que pretende transformar o espaço público num espaço interpretativo e com utilidade alimentar nos centros urbanos, ao mesmo tempo que disponibiliza aos munícipes a possibilidade de aprender a cultivar alimentos saudáveis e sazonais, embelezando os locais e promovendo a segurança alimentar e o consumo adequado de alimentos.

Ainda, neste âmbito, destaque para as ações levadas a cabo, nos últimos dias, como: Dia Europeu sem Carros, conferência “O impacto da nossa alimentação – da sustentabilidade aos benefícios no desporto: Será o vegetarianismo uma multisolução?” e ação de limpeza subaquática integrada na efeméride Dia Internacional da Limpeza Costeira.