A abertura da exposição realizou-se a 21 de março (Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial), dia que foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao Massacre de Sharpeville. A exposição retrata a vida de 20 personalidades, como Zeca Afonso, Gerónimo, Berta Cáceres, Alcindo Monteiro, entre outros, e todas elas integram o livro Dicionário da Invisibilidade onde constam mais de três mil protagonistas considerados “invisíveis”, mas que estiveram na linha da frente das lutas sociais.
O "Dicionário da Invisibilidade" é um projeto e uma edição da SOS Racismo que retrata as vidas e histórias de mais de três mil protagonistas da história vistos como “invisíveis” que estiveram na linha da frente das lutas sociais. A obra tem a contribuição de 170 pessoas e ilustrações do artista André Carrilho. Ilustrações deste artista foram selecionadas para a mostra anual promovida pelo Communication Arts Illustration, a maior revista internacional de comunicação visual.
A Exposição Dicionário da Invisibilidade é composta por 20 painéis com imagens do Dicionário e com as ilustrações de André Carrilho.
Uma exposição a não perder, na Biblioteca Municipal de Lagoa.