A Diocese do Algarve celebrará no próximo dia 25 deste mês, em Loulé, o Jubileu dos Catequistas.
A iniciativa terá início, pelas 09h30, com a chegada e acolhimento diante do antigo convento de Santo António na rua de Nossa Senhora da Piedade, junto à entrada/saída de Loulé em direção a Boliqueime pela EN 270, perto da subida pedonal para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente invocada como «Mãe Soberana».
Dali, os participantes irão para os locais da peregrinação que será feita por grupos pertencentes às três regiões pastorais da diocese.
Assim, os catequistas pertencentes às paróquias constituintes da região pastoral do sotavento concentrar-se-ão junto à igreja matriz, os pertencentes às paróquias constituintes da região pastoral do centro concentrar-se-ão junto ao monumento a Duarte Pacheco e os pertencentes às paróquias constituintes da região pastoral do barlavento concentrar-se-ão junto à igreja de São Francisco.
Dos três locais peregrinarão até ao antigo convento de Santo António, de onde seguirão juntos até ao Santuário da «Mãe Soberana», onde se realizará a celebração jubilar presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, após a qual decorrerá o almoço-convívio e um momento cultural num outro espaço da cidade.
A Igreja Católica está a celebrar neste ano de 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança.
Folha do Domingo