A Direção Regional de Cultura do Algarve é a entidade promotora da candidatura, que conta com a participação da Câmara Municipal de Albufeira e da Fundação Millenium BCP como mecenas, com uma comparticipação até 30 mil euros cada.
“A candidatura da Torre faz parte de uma candidatura mais alargada, que seria toda a recuperação da taipa [técnica de construção com argilas, pedra e outros materiais, típica do sul] do Castelo de Paderne, com outras intervenções incluídas, orçada em mais de 400 mil euros, mas nesta primeira fase vai avançar a torre”, explicou a diretora regional de cultura, Alexandra Gonçalves.
As três entidades envolvidas assinaram hoje um protocolo de colaboração, que vai permitir a entrega da candidatura até 20 de agosto.
Alexandra Gonçalves explicou que o CRESC Algarve 2020 comparticipa até 65% do total do valor da obra, sendo o restante valor assegurado pelas entidades mecenas.
Uma verba que vai permitir a recuperação da torre e a introdução de sinalética no local.
Alexandra Gonçalves contou que tendo em conta as especificidades da técnica de taipa, as obras têm de ser feitas num momento de temperatura amena e sem chuva, sendo provável que se concretize na primavera de 2017.
O Castelo de Paderne já não era alvo de intervenções desde 2004 e, segundo aquela responsável, o objetivo passa pelo valorizar do património algarvio.
Um objetivo partilhado pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, para quem esta intervenção é para “o bem de todos e da cultura”.
Além das obras agora previstas, aquele responsável municipal considera que se justifica um investimento na sinalética de localização e na instalação de um sistema de iluminação do castelo que seja resistente a furtos e vandalismos que já ocorreram em outras ocasiões.
O Castelo de Paderne é uma pequena fortificação rural fundada na segunda metade do século XII, construída com um processo construtivo antigo e típico do sul: a taipa militar.
As suas muralhas envolvem uma área com aproximadamente um hectare e a torre albarrã com mais de nove metros de altura é o dispositivo defensivo presente neste castelo localizado na freguesia de Paderne, concelho de Albufeira, numa colina próxima da ribeira de Quarteira.
Por: Lusa




