A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, entidade do setor empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem como objeto a exploração de Portos de pesca e Lotas, adjudicou a empreitada de reabilitação do edifício da lota da Fuzeta, no concelho de Olhão, visando a melhoria das condições higio-sanitárias da infraestrutura e a valorização do pescado transacionado.
A execução desta empreitada possui um preço-base de 300 mil euros, somando o valor da obra e as demais obrigações contratuais.
A necessidade de requalificação desta lota foi identificada em estreita articulação com a Câmara Municipal de Olhão e a intervenção reflete a intenção de otimização funcional das operações de escolha, acondicionamento, pesagem e expedição de pescado.
A solução preconizada visa dotar o edifício das mais recentes exigências no domínio da higiene e segurança alimentar, o reforço da cadeia de frio, valorizando assim o pescado capturado pela comunidade piscatória local e ainda uma maior eficiência energética.
Pretende-se respeitar a conceção arquitetónica e construtiva original e, ao mesmo tempo, introduzir o fator valorização, entendido tanto numa perspetiva ambiental e social, quanto económica. A Docapesca tem como missão realizar intervenções desta tipologia sempre que se justifica e como prioridade, cumprir com as normas de segurança e ambientais durante a renovação e otimização das nossas infraestruturas.
O projeto será cofinanciado pelo Programa Operacional MAR2020.