André Cabrita, Cláudio Marujo e o cão Axe estão na Turquia para participar nas ações de busca e salvamento que decorrem naquele país, em consequência do forte sismo que ocorreu esta segunda-feira.

A equipa de resgate aguarda agora transporte para Ancara, o que está previsto acontecer ainda no dia de hoje, quarta-feira.

Os dois Bombeiros Voluntários de Albufeira vão juntar-se aos seis operacionais espanhóis e três cães que já partiram.

Nas redes sociais, os Bombeiros Voluntários de Albufeira explicam que «André Cabrita, Cláudio Marujo e o Axe integram o Grupo de Especialistas em Resgate Canino em Catástrofes Método Arcón. Vão em missão de apoio às ações de busca e salvamento que decorrem na Turquia».

«Numa verdadeira corrida contra o tempo, a sua principal missão passa por localizar vítimas soterradas com vida, sinalizando os respetivos locais para que as equipas de resgate possam atuar», acrescentam.

O Corpo de Bombeiros reforça ainda que «irá manter uma estrutura de apoio que envolve, entre outros especialistas, duas psicólogas que acompanharão a missão à distância».

«Estaremos em contato diário com a nossa equipa, confiantes de que o treino efetuado e a prática adquirida possam atingir os objetivos pretendidos e, acima de tudo, salvar vidas», frisam ainda.

A missão dos Bombeiros de Albufeira termina este sábado, dia 11 de fevereiro.

Os fortes sismos que atingiram o sudeste da Turquia e a Síria aumentou o número de vítimas para mais de 9500, de acordo com um novo balanço provisório divulgado esta quarta-feira pelas autoridades.

 

Por: Filipe Vilhena