O Júri do evento, composto por escanções, enófilos e jornalistas, nacionais e estrangeiros, avaliou a qualidade de 240 vinhos a concurso, entre brancos, tintos e espumantes provenientes de todas as regiões do país e distinguiu 71, 40 deles com a Medalha de Ouro e 31 com Medalha de Prata (uma delas para o também algarvio Paxa Wines tinto).
O 5.º Concurso de Vinhos Crédito Agrícola (realizado em parceria com a Associação Escansões de Portugal) tem como objetivos apoiar o setor vitivinícola e contribuir para o desenvolvimento das economias locais, promovendo e colocando à prova a qualidade dos vinhos nacionais. Ao longo das quatro anteriores edições premiou com Ouro, Prata e Bronze duas centenas dos 800 vinhos apresentados, provenientes das regiões vitivinícolas do Algarve, Alentejo, Península de Setúbal, Lisboa, Tejo, Bairrada, Dão, Beiras, Douro, Trás-os-Montes e Vinhos Verdes.
Lagoa, classificada como uma das quatro Denominações de Origem do Algarve, cuja adega cooperativa chegou a produzir, dos anos 50 até meados da década de 90, cerca de 50% do vinho algarvio, encara por isso com alegria esta distinção. O presidente do Município, Francisco Martins, congratula, assim, os produtores agora medalhados com o Grau Ouro. Questão para dizer: Um brinde aos vinhos de Lagoa!
Por: Município de Lagoa