Município de Albufeira, pescadores, bombeiros, associações, Marina de Albufeira e empresas marítimo-turísticas do concelho deram as mãos no Dia Internacional da Limpeza Costeira.

Ao final da manhã do dia 18 de setembro, a enorme corrente de solidariedade, que envolveu a participação de 109 voluntários, resultou na recolha de mais de duas toneladas de lixo do areal, das arribas e do fundo do mar. Estima-se que todos os anos 5 a 12 milhões de toneladas de plástico vá parar aos oceanos, matando mais de 1 milhão de aves marinhas e mais de 100 mil tartarugas, focas e baleias, para além de um imenso número de peixes. Preserve o nosso Planeta, ajude-nos a combater a contaminação dos oceanos! 

No passado sábado, dia 18 de setembro, o Município de Albufeira assinalou o Dia Internacional da Limpeza Costeira com uma ação de limpeza e sensibilização sobre os impactos que o lixo tem sobre os ecossistemas marinhos.

A ação de limpeza envolveu a participação de 109 voluntários de diversas associações e entidades do concelho, que juntos recolheram mais de duas toneladas de lixo marinho, sendo que 1.500 Kg foram recolhidos no areal e junto às arribas, e 650 Kg foram trazidos do fundo do mar por mergulhadores.

As ações ao nível da orla costeira tiveram lugar na Praia da Rocha Baixinha Leste, nos Molhos Nascente e Poente do Porto de Abrigo de Albufeira.

Entre as 8h30 e as 9h45, a Associação Dinamika reuniu na Praia da Rocha Baixinha Leste 38 voluntários, que recolheram 12 sacos de lixo , num total de 300Kg, proveniente maioritariamente da atividade piscatória (cordas, mantas, fio de pesca, baldes, plástico) e muitas garrafas de vidro (resultado de convívios realizados junto ao areal), máscaras e beatas.

Enquanto isso, a Associação para a Investigação do Meio Marinho e a Associação de Pescadores Profissionais de Albufeira juntaram 19 voluntários que tomaram conta da limpeza do molho nascente do Porto de Abrigo de Albufeira, onde recolheram 15 sacos de lixo, cerca de 200Kg de lixo constituído essencialmente por plástico (garrafões, garrafas e cordas).

A ação de limpeza no molho poente do Porto de Abrigo e área envolvente ficou a cargo da Associação de Pesca Desportiva e Recreativa da Baleeira, que com o apoio de 13 voluntários conseguiu recolher 1000 Kg de lixo, nomeadamente vidro, plástico e madeiras que ao longo dos anos foram sendo depositados na encosta.

A limpeza subaquática decorreu em quatro pontos de fundo marinho: Pedra do Alto, Pedra de Santa Eulália, Arrifes de Fora e Pedra da Oura. A ação envolveu 9 embarcações e 37 voluntários, entre pescadores, através da Associação de Pescadores Profissioanais de Albufeira, que disponibilizaram as suas embarcações para a recolha do lixo marinho, Bombeiros Voluntários de Albufeira e dois clubes de mergulho, Indigo Divers e a Easydivers, uma embarcação da Dreamwave, empresa marítimo-turística,  e uma outra embarcação da Associação de Pesca Desportiva e Recreativa da Baleeira, que apoiaram o transporte de alguns mergulhadores.

Destaque-se a participação dos pescadores do concelho em todo o processo, através de um envolvimento ativo em todas as atividades, quer em terra quer no mar, bem como a intervenção do corpo de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, cuja ação foi fundamental para descobrir e recolher uma enorme rede de pesca que se encontrava no fundo do mar.  

A Doca Pesca de Albufeira e a Marina de Albufeira também se associaram à iniciativa, através da cedência de contentores para a recolha do lixo e a oferta de 90 litros de combustível, respetivamente. Foi graças ao apoio logístico das duas entidades que foi possível efetuar a descarga do lixo marinho (redes, armadilhas de pesca e cabos, entre outros) recolhido pelas várias equipas de mergulhadores, o qual foi trazido para terra pelas diferentes embarcações.

A efeméride foi, igualmente, assinalada com uma ação de sensibilização levada a cabo pelo Centro de Ciência Viva do Algarve que aproveitou a ocasião para apresentar o projeto ALIMAR – Ação Lixo Marinho, no Mercado Municipal dos Caliços. A iniciativa teve por objetivo chamar a atenção dos visitantes do Mercado para a temática, nomeadamente no que se refere ao conhecimento do ciclo dos microplásticos até chegarem ao nosso prato e a urgente necessidade de conservação e utilização sustentável do oceano.

O Clube de Pesca e Náutica Desportiva de Albufeira também se associou ao evento através da elaboração de um documento de sensibilização sobre os diversos tipos de lixo que chegam aos oceanos e o papel que cada um de nós deve ter na redução do lixo marinho, com vista a termos um oceano mais limpo e saudável. O trabalho foi elaborado pela Bióloga Marinha do Clube de Pesca e pode ser consultado através do seguinte link: https://www.cm-albufeira.pt/.../folheto_limpeza_costeira...

 

Por: CM Albufeira