A 3.ª edição da iniciativa ECO Cidade aconteceu no passado dia 2 de julho, e juntou dezenas de pessoas no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira.
O evento organizado pelo jornal ECO, pelo Local ECO e a Sociedade Ponto Verde, contou com o apoio do Município de Albufeira, e teve como objetivo discutir os desafios que se colocam em áreas chave para a sustentabilidade. No painel de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, alertou para a necessidade de “mais planeamento” como forma de encontrar respostas para as realidades de cada território.
 
Depois de passar por Mafra e Matosinhos, a iniciativa ECO Cidade veio até Albufeira discutir os desafios da sustentabilidade. O evento decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a participação de dezenas de pessoas. Ao longo de toda a manhã, debateram-se questões chave para a sustentabilidade, incluindo temas como a gestão dos recursos hídricos e a recolha e separação de resíduos. “O objetivo é ouvir os autarcas”, explicou o diretor do ECO, António Costa.
 
O primeiro painel contou com a participação dos presidentes das câmaras municipais de Albufeira, e de Loulé. José Carlos Rolo e Vítor Aleixo partilharam ainda a mesa com o presidente da Região Turismo do Algarve, André Gomes, e a Diretora de Operações da cadeia hoteleira Vila Galé, Rosário Ribeiro. 
 
A discussão em torno do “Impacto do Turismo na Economia do Algarve” contou com a moderação do jornalista Alexandre Batista, e tocou em temas como as implicações dos fluxos sazonais de turismo na gestão de resíduos, ou a capacidade da região para acomodar o crescimento significativo do setor.
 
O presidente do município anfitrião do evento começou por realçar a importância do turismo para a economia da região, e referiu que “cabe às Câmaras Municipais criar as condições para manter os níveis de turismo que temos”. Para José Carlos Rolo, tal deve também passar por uma “revisão da Lei de Finanças Locais, de forma a permitir a canalização de recursos financeiros em linha com o aumento exponencial de população que temos no Verão”. 
 
Já o presidente do executivo louletano salientou a importância de dar continuidade aos esforços de eficiência hídrica. Apesar das chuvas registadas no último inverno, Vítor Aleixo lembrou que é expectável que “a escassez de água se mantenha, e que o problema se venha a agravar”.
 
A discussão prosseguiu com um segundo painel de debate, dedicado ao tema “A Inovação na Resposta aos Resíduos”. O painel contou com a participação da CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Isabel Trigo Morais, do vice-presidente da CCDR Algarve, José António Pacheco, e do responsável pela Área Técnica e I&D da Algar, Miguel Nunes. A conversa foi moderada pelo subdiretor do ECO, Tiago Freire. 
 
O encerramento do evento ficou a cargo do presidente da Região Turismo do Algarve, André Gomes. A iniciativa ECO Cidade é organizada pelo jornal ECO, em conjunto com o Local ECO e a Sociedade Ponto Verde. 
 

Por: CM Albufeira