Cantor, compositor e performer participa no concurso com a canção «A Festa», cuja melodia é da sua autoria, a letra foi co-escrita com Brisa e a produção ficou a cargo do artista em parceria com o produtor LEFT.

Edmundo Inácio é um dos compositores e intérpretes do Festival da canção 2023. O cantautor e performer participa no certame com o single de estreia "A Festa", tema com música da sua autoria, letra co-escrita com Brisa e produção feita em parceria pelo artista com o produtor LEFT.  

O lyric vídeo da canção acaba de ultrapassar as 100 mil visualizações no YouTube. 

"Este será um dos grandes passos para o início de uma carreira. Tenho mensagens que acho relevantes comunicar e nada melhor que cantá-las", afirmou Edmundo Inácio, aquando da apresentação do tema. 

"A Festa' relata o embate diário de uma nova geração que pretende entrar numa indústria profissional e conquistar o seu espaço no mercado. Estou muito entusiasmado para pisar o Palco da RTP.

Trago um Edmundo novo, acompanhado de músicos e um ambiente semelhante ao que apresentarei nos Palcos, após o Festival. Nesta música tenho um Alaúde como foco e figurinos à medida, mas o meu concerto completo terá mais instrumentos e mais momentos apaixonantes" , disse, ainda, o multi-instrumentista.  

"A Festa" é uma canção que une a Pop Alternativa, o Rock, a música Erudita e as Bandas-Sonoras e antecede o álbum de estreia de Edmundo Inácio. Gravada nos Great Dane Studios, além dos autores, o tema conta com guitarras de José Carmo e Edmundo. O cantor assumiu, também, as teclas e, em parceria com LEFT., as percussões e o baixo. Com mistura de Sassá Nascimento e masterização de Michael "Mic" Ferreira, "A Festa" estará no palco do Festival da Canção 2023 na segunda semi-final, dia 4 de março. A grande final será a 11 de março.  

Naquela que será a 57.ª edição do certame 15 autores foram convidados e 5 foram escolhidos através da livre submissão de canções, como é o caso de Edmundo Inácio. O artista junta-se a um lote de luxo, composto por artistas como Bárbara Tinoco, Cláudia Pascoal, Ivandro, Jacinta, Teresinha Landeiro, April Ivy e André Henriques