Decorreram no passado dia 20.04.2024 as eleições para os órgãos de Secção de Loulé do Partido Social Democrata. A sufrágio apresentou-se uma única lista liderada por Cláudio Lima, depois de ter sido eleito em 2022 para o seu primeiro mandato.

Cláudio Lima tem 48 anos, e ocupou nos últimos 25 anos diversos cargos no partido. Foi Vice-presidente do PSD/Loulé por 2 ocasiões, Vice-Presidente do Núcleo do PSD de Quarteira, membro da Comissão Distrital de Auditoria Financeira do PSD/Algarve e é desde 2022 Presidente do PSD/Loulé, atualmente a 2ª maior estrutura política do PSD no Algarve. 

Tem acumulado experiências no setor privado como consultor de negócios no acesso a fundos comunitários, assim como na área da contabilidade, ocupação que hoje mantém. No setor público, desempenhou durante 5 anos o cargo de diretor de departamento na Região de Turismo do Algarve, e foi diretor financeiro e de recursos humanos na Loulé Concelho Global. É Vogal da direção na Delegação Regional da Ordem dos Economistas desde 2018 e participa ativamente nos órgãos sociais de diversas associações sediadas na região.

Cláudio Lima assume que “O PSD vive um momento particularmente sensível. Os últimos resultados eleitorais devem convocar todos os militantes para uma reflexão séria sobre o que se pretende para o futuro.”

Nas últimas eleições legislativas em Loulé, o PSD foi a 2ª força política mais votada. Sobre essa questão Cláudio Lima afirma: “sabemos com um elevado grau de certeza que se o boletim de voto não tivesse gerado tanta confusão e erros por causa das semelhanças de sigla entre a Aliança Democrática e outra força política, poderíamos ter ganho – mesmo que tivesse sido por uma margem mínima. Ficamos, no entanto, à frente do Partido Socialista – que é tradicionalmente o Partido que disputa as eleições autárquicas connosco.”

O recém-eleito Presidente do PSD/Loulé deixa, no entanto, um aviso: “Mas tudo isso não nos conforta nem retira o foco nos nossos objetivos. O PSD é um grande partido e tem a responsabilidade de apresentar soluções que mereçam a confiança da larga maioria dos eleitores. Internamente, esse sinal tem vindo a ser dado, com uma forte mobilização e apoio da parte dos nossos militantes em

Loulé.”

E para sustentar esta afirmação, Cláudio Lima sublinha: “Veja-se que para este ato eleitoral interno o número de votantes subiu 30% face a 2022. Com uma lista única a sufrágio, é um claro sinal de que os militantes do PSD em Loulé interpretam de forma responsável a importância deste momento, dando-me a confiança que necessito para este caminho que agora iniciamos”.  

Fazem ainda parte da Comissão Política os Vice-Presidentes Maria de Deus Domingos e José Leal,

André Dias na qualidade de Tesoureiro, João Carlos Santos enquanto Secretário e os Vogais João Paulo Sousa (vereador da Câmara Municipal de Loulé), Bárbara Amaral Correia, Vânia Guerreiro, Sílvia Martins, Vítor Duro, Deodato João, e José Borges. 

Para a Presidência da Mesa da Assembleia de Secção foi eleito José Mendes Bota, figura incontornável do PSD e um dos políticos algarvios mais marcantes. No partido Mendes Bota exerceu os mais diversos cargos locais, regionais e nacionais, tendo chegado a ser vice-presidente da Comissão Política Nacional. Em diferentes mandatos autárquicos nas décadas de 80 e 90, presidiu à Câmara e à Assembleia Municipal de Loulé. Foi deputado à Assembleia da República e ao

Parlamento Europeu num total de 24 anos de mandatos parlamentares. Presidiu à Comissão de Ética da Assembleia da República e à Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, tendo tido um papel relevante na aprovação da Convenção de Istambul, e no combate à violência contra as mulheres, o que mereceu várias distinções internacionais. Foi diplomata da União Europeia em Estrasburgo (junto do Conselho da Europa) e em Roma (junto do Vaticano). Preside atualmente à Assembleia Geral da Transparência Internacional Portugal, uma organização que luta contra a corrupção. Em 2023, foilhe atribuído o Grau de Comendador da Ordem do Mérito de Portugal.

A mesa da Assembleia de Secção é ainda composta pela Elsa Pires – Vice-Presidente, pelo Secretário João Barragão Dias e pelos membros Cláudia Mendes e Márcio Rodrigues.

Finalmente, para Delegados de Secção na Assembleia Distrital foram eleitos Hélio Espadinha, Gilberto Sousa, Luís Inês, Paulo Bernardo, André Dias, José Leal, Ricardo Proença, Helena Madeira, e Pedro Sá.

Os mandatos têm a duração de 2 anos, terminando em 2026, e a cerimónia de tomada de posse vai decorrer no mês de maio.

 

O Gabinete de Comunicação do PSD/Loulé, 23.04.2024