Francisco Xavier, candidato da lista A, disse hoje à Lusa que, apesar de ter ficado decidido em assembleia-geral (AG) que apenas haveria uma lista, "apareceu uma segunda lista, também intitulada de lista A", na última segunda-feira, e que, segundo aquele candidato, é próxima do presidente da assembleia-geral, José Carlos Pereira.
A lista de Francisco Xavier não se apresentou para votação por considerar que o processo está a ser conduzido de forma ilegal e afirmou que vai avançar com uma impugnação judicial para suspender o ato eleitoral, uma vez que a única lista que hoje está a votação "não é válida".
"Tentámos entregar hoje um requerimento ao presidente da assembleia-geral, porque a nossa lista é que tinha condições para ir a votos, mas o presidente [José Carlos Pereira] recusou-se a aceitar", disse o candidato, acrescentando que conseguiu, depois, que o documento desse entrada na secretaria da associação.
No final de janeiro, o presidente da AG, José Carlos Pereira, já tinha admitido à Lusa que tencionava contestar judicialmente o processo eleitoral em curso, acusando sócios afetos à lista de Francisco Xavier de “tomar de assalto” a última sessão extraordinária daquele órgão social.
A acusação foi, na altura, refutada por Francisco Xavier, alegando que o presidente da assembleia geral se tinha demitido, o que abriu a porta a que os associados presentes aprovassem, tal como previsto nos estatutos, a constituição de uma nova mesa, face à recusa dos outros elementos que a integravam em prosseguir com os trabalhos.
José Carlos Pereira foi candidato do PSD à Câmara de Alcoutim nas últimas autárquicas, mas perdeu as eleições para o PS.
Entre os membros da lista oposta, encabeçada por Francisco Xavier, estão os presidentes da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia de Alcoutim. O presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves (PS), é o candidato à presidência da AG.
A Lusa tentou ouvir José Carlos Pereira, mas tal não foi possível até ao momento.
Por: Lusa