O preço da fatura da luz está cada vez mais alto? Encontrámos a eletricidade mais barata do mercado e como contratá-la.

Está na altura de saber qual é a oferta de eletricidade mais barata em Portugal. Com a pandemia da Covid-19 são cada vez mais as horas passadas em casa, devido ao teletrabalho, o que significa maiores consumos de energia, fazendo com que o preço da fatura de luz suba de mês para mês.

Para encontrar a eletricidade mais barata em Portugal, utilizámos o simulador da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) e concluímos que, atualmente, a oferta de eletricidade mais barata é da Iberdrola.

Abaixo, apresentamos os preços de eletricidade mais baratos do mercado para um casal sem filhos que consome cerca de 1900 kWh/ano. A potência contratada é de 3.45 kVA:

Qual a empresa de eletricidade mais barata para famílias de 4 elementos?

Para um casal com 2 filhos, com um consumo estimado de 5000 kWh/ano e uma potência contratada de 6.9 kVA, a liderança continua a cargo da Iberdrola:

*Pressupõe adesão à Fatura Eletrónica e ao Débito Direto.

Atualmente, a tarifa de eletricidade mais barata em Portugal é a Casa, da Iberdrola. Ainda assim, ao comparar os preços da eletricidade, verifica-se uma competição bastante renhida entre os preços da EDP, Endesa e Goldenergy.

Contratar a eletricidade ao melhor preço

Com a liberalização do mercado de energia português, mudar de companhia elétrica ou tarifa passou a ser simples. Atualmente, os contratos de eletricidade não obrigam a qualquer período de fidelização, o que significa que a alteração de fornecedora pode ser feita a qualquer momento.

Desta forma, para contratar a empresa de energia mais barata em Portugal, basta fazer um novo contrato com a companhia. O cancelamento do contrato atual é feito, automaticamente, entre a antiga e a nova fornecedora.

Existem outras formas de diminuir o preço da fatura de eletricidade?

Sim! Com pequenos gestos e hábitos do dia-a-dia é possível reduzir o valor da fatura mensal de eletricidade. Para isso, podes recorrer a alguns truques caseiros como:  

  • Desligar o carregador do telemóvel da corrente quando não o estás a utilizar.
  • Adaptar a potência contratada ao consumo real dos teus eletrodomésticos.
  • Enviar as leituras de eletricidade periodicamente, de modo a que pagues apenas a energia que realmente consomes.
  • Tirar o máximo partido dos teus equipamentos, especialmente dos que consomem mais energia.
  • Contrata a tarifa de eletricidade mais adequada a ti e ao teu perfil energético.

Por: Idealista