Em 2020 reinventamo-nos, reinventamos o Contrabando, o festival como o que se realizou nos anos anteriores e que tanto dignifica e valoriza o território é impossível de idealizar-se.

Após o cancelamento no passado mês de março, adaptamo-nos aos tempos atuais, e num formato diferente, apresentamos a marca Contrabando e a sua impressão artística o« Tráfico de Artes no Guadiana», com atividades programadas entre o dia 10 a 15 de novembro e transmissão online.

Este ano não vamos ter ponte flutuante no rio Guadiana, nem mercado nas ruas das duas vilas, não existirá o frenesim musical e teatral que já caracterizam e fazem com que o Festival do Contrabando seja reconhecido como um evento importante e âncora para a região.

Este conceito vai ficar guardado, e vamos potenciar a assinatura do evento, um dos objetivos estratégicos do formato, e a base da sua criação, o Tráfico de Artes no Guadiana.

Para quem vive e valoriza este conceito, reconhece que o contrabando deve identificar um território durante os 365 dias do calendário, e não somente em três dias do ano.

Desta forma e fazendo justiça ao programa 365 Algarve e ao Tráfico de Artes no Guadiana, nesta 4ª Edição iremos dar lugar a um espaço de criatividade, expressão e criação artísticas, com a execução de obras de arte de artistas locais, nacionais e internacionais, que deixarão na paisagem a sua marca, em consonância e sintonia com o território e com os temas do festival, de forma a que o visitante possa desfrutar das suas obras o ano inteiro, e no decorrer das datas programadas, será possível acompanhar no facebook do evento as ações calendarizadas.

Assumindo que a identidade de um território deve ser valorizada, e através desta necessidade foi criado um programa simples, mas especial, artisticamente rico e diversificado, através da criação e interpretação de artistas de arte pública convidados, com acesso presencial e participativo para alguns, em especial para as comunidades de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, e aberto a todos, em formato digital.

 

Por: CM Alcoutim