Eram 15,00 horas quando a Praça se encheu com os acordes da Grândola, Vila Morena dando início às comemorações, onde começou por intervir Daniel José, da Juventude Comunista Portuguesa, que afirmou que comemorar não significa apenas memória e lembrança, mas apreciação positiva de valor e que compete a nós, juventude e democratas, combater firmemente a campanha em curso de falsificação da história.
De seguida tomou a palavra Luis Fagundes, membro da Direcção Regional do PCP e eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de S. Gonçalo, que referiu que passados 47 anos Abril continua a congregar com alegria os portugueses em todo o País.
Isso acontece porque o seu significado profundo, os seus valores e os seus ideais permanecem na memória e no coração do nosso povo.
Esses valores e ideais - pela sua atualidade e capacidade mobilizadora - continuam a ser o melhor guia para a nossa ação coletiva na construção de um Portugal mais fraterno e solidário, mais livre, democrático e desenvolvido.
Comemoramos a revolução de Abril e, neste ato de elevação dessa madrugada de glória e do processo que se seguiu, celebramos a luta heróica de décadas de resistência e combate ao fascismo.
Foi em ambiente de emoção e entusiasmo, com vivas ao 25 de Abril e a Portugal, que com o Hino Nacional se deu por encerrada a comemoração em Lagos do aniversário do 25 de Abril.
A Coordenadora de Lagos da CDU