«A melhor pegada não deixa marca» é o mote da campanha de verão, lançada pela Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP),

para sensibilizar e incentivar os utilizadores das praias portimonenses a usufruírem das zonas balneares com responsabilidade, sem prejudicarem os ecossistemas marinhos e a sua biodiversidade, através dos resíduos descartados no areal, que acabam por chegar ao mar.

A campanha visa chamar a atenção para o problema global do lixo marinho promovendo a redução dos resíduos, habitualmente transportados para a praia, em particular o plástico de uso único e a correta utilização dos ecopontos, disponíveis nas praias do concelho, para a separação seletiva de recicláveis (plástico e metal, papel e vidro).

Além da sinalética bilingue, ativada junto à contentorização existente nas áreas balneares, a campanha contempla uma página online - emarp.pt/pegadaverao, onde os utilizadores têm acesso a dados que refletem o impacte dos resíduos nos oceanos e um passatempo, que convida a comunidade a juntar-se ao movimento: “A melhor pegada não deixa marca”. Todos os participantes que publicarem um conteúdo nas redes sociais apelando à proteção da praia, referindo a forma correta de depositar os resíduos, ganham uma t-shirt. O regulamento do passatempo encontra-se disponível na mesma página.

A partir do dia 15 julho, a equipa da EMARP estende um tabuleiro gigante no areal da Área Desportiva da Praia da Rocha e desafia os veraneantes a participar no jogo que tem o objetivo de sensibilizar para a mudança urgente de práticas que promovem a redução e reciclagem de resíduos, em particular de plástico de uso único, entre elas o consumo de água da torneira e  utilização de garrafas de água reutilizáveis, sem esquecer que o lugar dos resíduos é sempre no interior dos contentores e nunca na sua envolvente ou no areal.

A EMARP acredita que temos o poder de fazer a diferença através de pequenos gestos no nosso dia a dia, mas apenas se agirmos enquanto comunidade. Através da campanha “A melhor pegada não deixa marca”, esperamos promover um impacte positivo nas pessoas e no ambiente, inspirando a comunidade e quem nos visita a cuidar das nossas praias e a preservar os recursos naturais, finitos e essenciais ao nosso bem-estar.