O 9ª encontro de jovens químicos portugueses (PYCheM - Portuguese Young Chemists Meeting) decorreu, de 28 a 30 de abril, na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade do Algarve (UAlg). O encontro reuniu 136 participantes, maioritariamente estudantes e investigadores jovens.

Embora a maioria dos participantes fosse de nacionalidade portuguesa, estiveram presentes outras nacionalidades, como por exemplo de Espanha, Alemanha, Croácia ou Azerbaijão.

O evento contou com cinco sessões plenárias, dirigidas por investigadores cujo mérito é internacionalmente reconhecido, nomeadamente: Sir Martyn Poliakoff, da Universidade de Nottingham; Ana Rita Lado, da Universidade do Porto; Timothy Noël, da Universidade de Amesterdão; Javier García Martínez, da Universidade de Alicante (e ex-presidente da IUPAC); e Isabel Ferreira, do Instituto Politécnico de Bragança

Estiveram ainda presentes os seguintes oradores convidados: Maria João Cabrita (Universidade de Évora), Vânia Moreira (Universidade de Coimbra), Daniela Correia (Universidade do Minho), Vânia Calisto (Universidade de Aveiro), Manuel Souto Salom (Universidade de Santiago de Compostela), Paulo Costa (Universidade de Lisboa) e Mirtha Lourenço (Universidade de Aveiro).

A sessão de abertura contou com um representante da Sociedade Portuguesa de Química, Pedro Góis, do vice-reitor para a Investigação e Cultura, Nuno Bicho, da vice-diretora da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Carla Antunes, e da representante do Grupo de Químicos Jovens (GQJ) e investigadora do CCMAR, Joana Leal.

Apesar do apagão ibérico no primeiro dia da conferência, a comissão organizadora do evento conseguiu reajustar o programa, distribuindo as sessões do primeiro dia pelos dias 29 e 30 de abril, permitindo, assim, que todos os oradores pudessem realizar a sua apresentação durante o congresso. 

Para além das comunicações orais, comunicações orais curtas (flash) e comunicações em painel, o programa inicial previa também uma mesa redonda que pretendida discutir a "Química entre gerações", para a qual estavam confirmados os oradores Javier García Martinez, Pedro Góis, Lurdes Cristiano e João Borges. Devido ao reajuste do programa, para enquadrar todas as comunicações orais e em flash previstas, essa mesa-redonda será realizada em formato on-line, em data a anunciar.

 

UAlg