O programa incluiu duas sessões técnicas paralelas na parte da manhã, a visita à ETA de Tavira e a apresentação da nova Ponte de Tavira, e, durante a tarde, uma visita cultural ao centro histórico e ao Museu Municipal.
À noite foi realizado o jantar de gala que contou com 190 participantes, durante o qual foi atribuído o prémio carreira à Engª Catarina Cruz pelo seu percurso exemplar, em particular nos domínios do Planeamento Territorial e do Saneamento Básico. A Engª Catarina Cruz foi docente do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve e desempenhou diversos cargos de alta direção, nomeadamente em comissões técnicas de acompanhamento de Planos de Diretores Municipais, presidente do Conselho de Administração do Instituto Portuário do Sul, Diretora Regional do Ordenamento do Território e da Comissão de Coordenação da Região do Algarve, Vice-Presidente e Diretora de Serviços desta mesma instituição, onde pertence ao quadro de pessoal.
O prémio resultou da escolha unânime do Júri constituído pelos engenheiros António Martins, Carlos Caxaria, Célia Ramos, Cláudia Sil Monteiro, Paulo Santos e Silvério Guerreiro (Delegado Distrital), sob proposta das engenheiras Manuela Rosa e Edite Reis.
A homenageada mereceu também referência pelas suas qualidades humanas, testemunhadas pela sua família, amigos e colegas, que se associaram a este momento marcante da sua vida.
O evento, muito participado, contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Dr.ª Ana Paula Martins, do Bastonário da Ordem dos Engenheiros Eng.º Fernando Almeida Santos, da Vice-Presidente do Conselho Diretivo Nacional, Eng.ª Lídia Santiago, do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng.º António Carias de Sousa acompanhado dos colegas do Conselho Diretivo Eng.º Pedro Coelho (Tesoureiro) e dos Vogais Eng.ª Carla Melfe de Figueiredo e Daniel Vaz Silva, da Vereadora da Câmara Municipal de Lagos Dr.ª Sandra Oliveira, o Conselho de Administração das Águas do Algarve representado pela seu Presidente Dr.ª Isabel Soares e Vice Presidente Dr.º Hugo Nunes, Ex Autarca da Câmara Municipal de Loulé, do Diretor do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve Prof.º Dr.º Paulo Santos, do Delegado Distrital de Faro Eng.º Silvério Guerreiro e dos Delegados Adjuntos Eng.ª Elisa Silva e Eng.º António Mortal, dos Delegados Distritais de Évora Eng.ª Isabel Duarte e de Braga Eng.º Leonel da Cunha e Silva, dos Delegados Adjuntos de Beja Eng.º Jacinto Franco, de Santarém Eng.ª Ana Luís, de Setúbal Eng.º Rui Alves, de Portalegre Eng.ª Cristina Milheiro e dos anteriores Delegado Distrital de Faro Eng. António André e Delegado Adjunto Eng.º Armando Inverno.
Estiveram ainda presentes o Sr. º Comandante da Divisão Policial de Faro, Subintendente Nuno Fernandes Gonçalves, em representação do Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), o representante da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Eng.º Renato Figueira e o Presidente da Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos, Arq.º Ricardo Latoeiro acompanhado da Sr.ª Vice-Presidente, Arq.ª Esmeralda Palma.
Ao longo da noite registaram-se as intervenções do Delegado Distrital de Faro Eng.º Silvério Guerreiro, em nome da equipa da Delegação de Faro, anfitriã do evento, apelou à valorização da engenharia na sociedade, fundamental para o desenvolvimento das necessidades estruturais da região.
Realçou o crescimento sustentado do número de membros na Delegação a uma taxa média de 7% ao ano, atualmente com 1435 membros efetivos. A delegação, promove atualmente cerca de duas dezenas atividades por ano, envolvendo aproximadamente 800 participantes.
A Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Dr.ª Ana Paula Martins, no uso da palavra, manifestou a total disponibilidade da autarquia para continuar a implementar parcerias com a Ordem dos Engenheiros, o que ficou bem patente no acolhimento e apoio que a Câmara proporcionou nesta ocasião. Manifestou ainda a sua preocupação com o insuficiente número de engenheiros disponíveis para a implementação dos compromissos atuais, particularmente os financiados por programas europeus (ex. PRR).
O Eng.º António Carias de Sousa na sua intervenção realçou a necessidade de promover o maior reconhecimento à atividade de engenharia. Anunciou também a realização do Encontro Distrital do Engenheiro no próximo ano, em Albufeira.
O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Fernando Almeida Santos, encerrou o período de comunicações descrevendo as principais atividades realizadas ao longo do mandato, realçando, entre outras medidas, a possibilidade de doravante a Ordem dos Engenheiros emitir currículos certificados dos seus membros. Anunciou que já foram implementados os novos colégios de especialidade de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, Alimentar, Biomédica, Gestão Industrial, Segurança e Qualidade. Comunicou ainda, a necessidade premente de a Administração Pública implementar também a carreira especial de engenharia, que reconheça formalmente as responsabilidades e competências, inerentes às funções desempenhadas pelos engenheiros.
As intervenções foram intercaladas, pela atuação da Orquestra de Jazz da Universidade do Algarve.
Este ano, a concretização das atividades só foi possível devido aos patrocínios e à presença das empresas:
Águas do Algarve, representada pela Dr.ª Isabel Soares, Cimpor, representada pelo Eng.º Mário Costa, JJR Construções S.A., representada pelo Sr. º Jorge Palma, Grupo Casais, representado pelo Eng.º Gabriel Machado, Grupo Hubel, representado pelo Eng.º Tiago Andrade, GPE-K – Engenharia, representado pelo Eng.º Fernando Batista, Metalofarense, representada pelo Eng.º Francisco Rita, Procontrol, representada pelo Eng.º Sesinando Louro, Protecna, representada pelo Eng.º António André, a Sotecnisol, representada pelo Eng.º Sérgio André e a Teifil, representada pelo Eng.º José Filipe. Foram também patrocinadoras as empresas Centro Porche de Faro e Neto Construções.
O encontro terminou com um animado convívio entre os presentes, com as habituais fotografias de grupo e os agradecimentos finais, renovando-se a expectativa de reencontro no próximo ano, em Albufeira, cumprindo o objetivo da descentralização e da maior proximidade aos membros.