Numa primeira fase, participaram na iniciativa mais de 400 alunos do 9º ano de 16 escolas dos concelhos de Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira e Portimão, que apresentaram ideias para tornar o seu município mais sustentável, enquanto a segunda fase teve como mote “Um País mais verde”.
Este projeto, que recebeu um total de 166 ideias, visa contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente em temas como a economia circular, a água, a energia, a biodiversidade, a mobilidade, os resíduos ou a proteção dos oceanos, tendo o pódio sido liderado pela E.B. D. Afonso III, de Faro, enquanto a Escola Secundária D. Sancho I, de Famalicão, ficou em terceiro lugar.
Inspirada no processo negocial da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a Mini COP teve como propósito essencial a sensibilização para a cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável.
A Mini COP e a Viagem pelo Clima são uma iniciativa do Cooler World – movimento rumo à neutralidade carbónica criado pela Get2C, consultora especializada em alterações climáticas que conta com o apoio do Fundo Ambiental, entre outras entidades, no sentido de mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática.