A iniciativa, aberta ao público em geral, pretende alertar para o facto de as doenças cardiovasculares serem atualmente uma das principais causas de morte em Portugal, sendo responsáveis por mais de um terço da mortalidade total e um fator de risco para o desenvolvimento de complicações graves por COVID-19.
Entre os temas abordados destacam-se os fatores de risco para o aparecimento de doenças cardiovasculares (alimentação desequilibrada, obesidade, sedentarismo, stress, álcool e tabaco), bem como sugestões de como implementar hábitos de vida saudáveis e preventivos. A sessão é promovida em parceria com o Município e a Fundação Portuguesa de Cardiologia, Delegação do Algarve.
“Esta sessão tem como objetivo sensibilizar as pessoas para esta problemática tão presente no nosso país, ao mesmo tempo que pretende promover a literacia em saúde e potenciar a mudança para hábitos de vida mais saudáveis, de forma a consciencializar e preservar a saúde cardiovascular dos cidadãos”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.
“O coração é o motor do nosso organismo e é fundamental alertar a população para a importância de prevenir o aparecimento ou o agravamento da doença cardiovascular, através da adoção de comportamentos saudáveis. Este tipo de iniciativas, abertas ao público, permitem-nos chegar a uma população mais idosa e com menos acesso a informação credível e atualizada sobre saúde, sensibilizando-a para esta temática. Prevenir é, sem dúvida, a palavra de ordem”, refere Carlos Filipe, médico especialista em Medicina Geral e Familiar, da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
A sessão conta com a participação de Carlos Filipe, especialista em Medicina Geral e Familiar, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, e Sílvia Calero, nutricionista, do Projeto Espaço Saúde 360º Algarve.
A sessão “Saúde em Dia: Coração em Boas Mãos” está enquadrada na iniciativa “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas da área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos.