Muitos jovens ao ingressarem no Ensino Superior ainda têm dúvidas quanto à escolha profissional que fizeram. Os primeiros anos dos cursos não incluem muitas unidades curriculares com as técnicas específicas sobre o que será a realidade do dia-a-dia de um profissional.

O Instituto Piaget de Silves ciente desta realidade e para sensibilizar os estudantes desde cedo para todas as dimensões que envolve um profissional de saúde, promove ao longo do ano visitas a unidades de saúde, gabinetes de Fisioterapia e centros de bem-estar da região, com o intuito de proporcionar aos estudantes um contacto direto e precoce com a realidade profissional, não sob a forma de estágios, uma vez que ainda não reúnem competências teóricas e práticas suficientes, mas apresentar “in loco” a vida do profissional nas mais variadas valências.

Os estudantes de Fisioterapia estiveram em contacto com as diversas áreas em que o Fisioterapeuta pode atuar, incluindo a pediatria, a geriatria e o trabalho de prevenção de lesões em jovens atletas surfistas, foram também realizadas intervenções de técnicas específicas de ginástica hipopressiva aplicadas em indivíduos com problemas de incontinências urinária e em mulheres no pós-parto, e atividades de hidroterapia. 

Os estudantes apoiam este tipo de iniciativas. O testemunho de André Pinto, estudante do 1º do curso de Fisioterapia: "Gostei que desde o início do curso pudesse realizar visitas de estudo, pois fez com que eu ficasse mais a par do que no futuro vou ter de fazer”.

Estas iniciativas são materializadas através das valiosas parcerias que a Escola possui com as instituições e empresas da região que abrem as suas portas e que tornam possível estas ações, tais como, Portinado, CMR Sul, Casa de Repouso de Alvor, Clínica FeelSaúde, Centro Hípico Belmonte, Amigos dos Pequeninos de Silves, Gabinete Fisiorider de Portimão e Portimão Surf Club, entre outras. 

 

Por: IP Silves