Exposição de Carlos Filipe já está patente em Albufeira até dia 30 de abril
Mostra dá a conhecer a realidade dos animais abandonados através de fotografias. Inauguração contou com componente solidária.
A exposição “Não Quero Morrer Aqui”, de Carlos Filipe, já se encontra patente na Sala de Exposições dos Olhos de Água. A inauguração decorreu no passado sábado, dia 15 de março, num momento que contou com a presença de mais de 50 pessoas.
Entre os presentes estiveram a presidente da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Indaleta Cabrita, o vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Cristiano Cabrita e o presidente da Assembleia de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Jimmy Nelson-Simões.
A exposição dá a conhecer, através de fotografias da autoria de Carlos Filipe, a cruel realidade dos animais abandonados que todos os dias esperam e desesperam pela oportunidade de conhecer um novo lar, onde possam reencontrar a felicidade e viver uma vida digna, entregando em troca toda a sua amizade e fidelidade. Segundo o artista, “esta não é uma viagem bonita, mas é uma viagem necessária”.
Várias associações do concelho marcaram presença nesta cerimónia: PRAVI, AGA, Pata Ativa, Tiny Shelter e Place for Strays. A Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água doou ração para animais a todas elas, numa ajuda de grande importância para que possam continuar a desempenhar o seu papel importantíssimo no cuidado aos animais abandonados.
E o abandono de animais é “um enorme flagelo que, infelizmente, teima em não dar tréguas”, lamenta Indaleta Cabrita, presidente da Junta de Freguesia. Segundo a autarca, “as pessoas têm de entender que o animal é uma vida, uma vida com todo o valor e que tem de ser devidamente cuidada. Ter um animal é um ato de enorme responsabilidade e que exige a prestação dos devidos cuidados por parte dos donos. Os animais não são presentes nem são objetos - são vidas que têm de ser respeitadas. Relembro que o abandono animal é crime”. Sobre o trabalho das associações, Indaleta Cabrita agradece e enaltece: “têm uma tarefa hercúlea, dando resposta a várias situações apenas com trabalho voluntário. A Junta de Freguesia estará sempre ao lado de quem faz o bem nestas situações, e apoiaremos sempre dentro do que nos seja possível”.
A Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água aproveitou o momento para apresentar a campanha de adoção que se encontra a desenvolver com o fotografo Carlos Filipe, que através de vários meios de comunicação divulgará os animais que se encontram à espera de um lar, nos canis das associações do concelho de Albufeira.
Esta exposição tem entrada gratuita e estará patente até ao próximo dia 30 de abril. Em paralelo, a Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água tem agora o primeiro edifício pet-friendly do Algarve - todos são bem-vindos, donos e fiéis amigos de quatro patas, numa medida que promove uma maior proximidade do animal à vida do seu dono.