Vai estar patente ao público até ao dia 22 de março, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, a Exposição «Mário Dionísio - O poeta, o pintor e o mundo», que recorda uma das personalidades multifacetadas da cultura portuguesa.
Mário Dionísio nasceu em Lisboa, a 16 de julho de 1916, e faleceu na sua cidade natal, em 17 de novembro de 1993.
Licenciou-se em Filologia Românica, em 1940, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professor do ensino liceal/secundário e, depois da Revolução dos Cravos, da Faculdade de Letras.
Mário Dionísio desempenhou um papel importante na teorização do Neorrealismo, movimento literário que, pelas décadas de 40-50, à luz do materialismo histórico, valorizou a dimensão ideológica e social do texto literário, enquanto instrumento de intervenção e de consciencialização e alcance do movimento neorrealista.
Sensibilizado pela pintura, não só pintou como lhe dedicou alguns livros, como por exemplo “A Paleta e o Mundo”. Enquanto pintor, usou os pseudónimos de Leandro Gil e José Alfredo Chaves. Participou em diversas exposições coletivas, tendo em 1989 realizado a sua primeira exposição dedicada em exclusivo à sua pintura.
Esta iniciativa tem entrada livre.