10 de dezembro a 07 de janeiro | Centro Cultural Convento de S. José

A Sala de Exposições Manuel Gamboa, no Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa, recebe a Exposição de Presépios «Uma Estrela Brilhou no Céu» entre os dias 10 de dezembro e 07 de janeiro. A exposição poderá ser visitada de terça-feira a sábado das 09h00 às 12h30 e/ ou das 14h00 às 17h30 e a entrada é gratuita

Esta exposição permite dar a conhecer a coleção de Presépios de muitos artesãos nacionais, que doaram ao Município de Lagoa, valorizando projetos culturais individuais e coletivos, que contribuíram fortemente para a promoção cultural do Concelho em épocas natalícias.

Em cada Presépio exposto, existe a imagem do Natal que não pode deixar de estar associado ao Menino que, nascendo numa gruta, pobre, desprotegido e frágil, soube liderar as vontades, conduzir os homens e deixar no mundo esta mensagem de paz e amor, que acreditemos ou não na veracidade histórica dos factos, a mensagem sobrepõe-se-nos e a iconografia do presépio transcende o sentido direto de uma religião, simbolizando aqueles valores que consideramos essenciais à construção do mundo melhor.

Por existir uma estrela que brilha no céu, e por nos encher o olhar e o sentimento, por nos fazer verdadeiramente existir enquanto humanos, o Natal aquece-nos os afetos, faz vibrar o nosso interior e, mais que não seja, por isso já vale a pena…

Olhemos, então os presépios, juntemos as famílias e tenhamos momentos de alegria e contemplação!

…Feliz Natal!