Realizou-se de 10 a 13 de Maio em Vilamoura Tennis & Padel Academy a qualificação para o campeonato do Mundo de ténis em cadeira de rodas pelo quarto ano consecutivo.

Fábio Reis conta apenas com a participação de 4 torneios internacionais, tendo um percurso recente mas brilhante nesta modalidade, e por ser um atleta com um forte potencial reconhecido pela federação portuguesa de ténis, foi convocado pela primeira vez pela Selecção Portuguesa de Ténis Cadeira de Rodas no âmbito do BNP Paribas World Team Cup Qualification.

Refere que concretizou mais um dos seus objetivos que estavam delineados para este ano, e que pretende com trabalho e consistência melhorar o seu ranking internacional (321) num total de 620 atletas.

“O nosso primeiro encontro foi contra a selecção da Aústria onde sofremos uma derrota, onde eu joguei no encontro de singulares contra o atleta Josef Riegler, número 36 mundial pelos parciais 6-1 e 6-2. Não lido bem com as derrotas, ningém lida (confessa a sorrir), mas não encaro este jogo como uma derrota mas sim como um desafio de ter sido confrontado com um atleta com mais experiência que eu, e que sem dúvida me “ensinou” bastante dentro de campo, principalmente no foro emocional. Foi sem dúvida um desafio que me trouxe bastante aprendizagem e até “dá gozo” jogar com estes atletas que detém outro nível, assim exigem bastante de nós e fazem-nos sair da nossa zona de conforto. Na minha opinião, se existissem mais apoios, todos seríamos capazes se tivessemos as mesmas oportunidades. Em Portugal, os apoios ao desporto adaptado são escassos e necessitamos que surga alguma mudança e menos resistência na nossa mentalidade para que possamos chegar mais longe”.  Felizmente, conto com o apoio do meu clube Vilamoura Tennis & Padel Academy, da Solinco Portugal e da Bidi Badu Portugal (equipamento desportivo). Atualmente ainda me encontro a solicitar apoios, uma vez que tenciono brevemente ir para o estrangeiro participar em torneios internacionais para que possa melhorar o meu ranking. Todos aqueles que desejem apoiar-me enquanto atleta podem contatar pelas redes sociais: facebook fábio reis whellchair tennis e instagram fabioreis893.

A seleção nacional portuguesa, ficou classificada em 7 lugar da classificação no grupo 2 da qualificação para o BNP Paribas World Team Cup Finals. Finalizou com a vitória de Fábio Reis a Vadzim Lipinski em dois sets, com 6-0 e 6-3 para somar a primeira vitória com a camisola portuguesa ao peito. Seguidamente, o campeão nacional, Jean Paul Melo venceu Artsiom Yarmak por 6-0 e 6-0 e confirmou a vitória. O balanço do selecionador português Joaquim Nunes, foi positivo e pretende elevar Portugal a outro nível.