A 30ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que decorreu entre os dias 22 e 24 de julho, em São Teotónio, fechou portas com balanço positivo e cerca de 30 mil visitantes.

Após dois anos de interregno, o certame promovido pelo Município de Odemira voltou a marcar o calendário da região e a ser o grande ponto de encontro, convívio e negócio.

Em conferência de imprensa de balanço da FACECO, Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, sublinhou que “O território conseguiu, mais uma vez, ter aqui a sua face e as caras de Odemira: a sua multiculturalidade, a capacidade de fazer coisas novas e de mostrar aquilo de que se é capaz. Isso enche-nos de orgulho, na mesma medida que nos enche de orgulho as pessoas que contribuíram outra vez para que esta feira se realizasse.” Para o autarca “Este é um ano especial porque é um retorno à atividade. É importante porque é também o ano em que nos voltámos a encontrar e voltámos a acreditar um pouco no futuro, seja do ponto de vista empresarial ou institucional”. Hélder Guerreiro destacou duas componentes da feira: a realização do Campeonato Ibérico da Raça Bovina Limousine, que pretende que seja realizado de novo em São Teotónio em 2024, e a forte aposta na cultura, um dos temas em debate na feira, numa perspetiva de motor de desenvolvimento regional. “A cultura gera emprego, riqueza, inovação e capacidade de abertura”, devendo olhar-se “para uma oportunidade que tem por base a existência de ecossistemas de pessoas que escolheram vir para Odemira com a sua capacidade criativa, sem esquecer as tradições”, explicou. 

Já a pensar nas próximas edições da FACECO, o presidente da Câmara Municipal de Odemira ouviu “o feedback por parte dos expositores para que, daqui para a frente, haja oportunidade de melhorar o que for necessário”. 

O primeiro dia da 30ª FACECO marcou o futuro do concelho, com a assinatura de um memorando de entendimento entre o Município e o Instituto Politécnico de Beja com vista à dinamização de cursos de ensino superior em Odemira, já no próximo ano lectivo de 2022/2023. O momento decorreu no âmbito da inauguração oficial da FACECO, que contou com a presença de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

A FACECO voltou a propor um programa diversificado, com muita animação no recinto. Como é tradição deste certame, o artesanato local voltou a contar com um amplo espaço e a presença de dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo. No setor pecuário, nota para o 33º Concurso Nacional e do 4º Concurso Ibérico da Raça Bovina Limousine, o 17º Concurso Regional Raça Bovina Holstein Frísia e o 25º Concurso Regional da Cabra Charnequeira. Destaque para o espaço Odemira Creative Market, dedicado a novos projetos e produtos locais, e a dinamização do 1º Concurso de Medronho da FACECO. Pelo palco principal da FACECO passaram Tiago Bettencourt, Bateu Matou e Viviane. A FACECO foi ainda o local para a entrega dos Prémios Espírito Empreendedor 2022, no âmbito do Programa “Odemira Empreende - Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego”.