O Farense, da I Liga portuguesa de futebol, bateu hoje o secundário Oliveirense, por 3-2, graças à eficácia na primeira parte, resistindo à reação do adversário para se apurar para a fase de grupos da Taça da Liga.

Com os golos de Marco Matias, aos 16 minutos, Rui Costa (30) e Mattheus Oliveira (35), os algarvios registaram o primeiro triunfo oficial da temporada 2023/24, mas ‘tremeram’ na segunda metade, depois de Schutte (55) e Zé Pedro (60) terem reduzido a diferença para o conjunto de Oliveira de Azeméis.

O jogo da segunda fase da Taça da Liga começou com a Oliveirense, com cinco reforços no ‘onze’, a tentar mais aproximações à baliza algarvia, mas, no seu primeiro remate à baliza, a equipa de José Mota inaugurou o marcador.

O médio ofensivo Rafael Barbosa, a única ‘cara nova’ nas escolhas iniciais dos locais, isolado por um excelente passe de Cristian Ponde, correu até à grande área e, em frente ao guardião Arthur, ‘ofereceu’ o golo a Marco Matias (16 minutos).

Com grande eficácia, o Farense alargou a diferença até ao intervalo, com os golos de Rui Costa (30), num cabeceamento fácil ao segundo poste, após canto de Marco Matias, e de Mattheus Oliveira (35), num remate com o pé direito após cruzamento atrasado de Talocha.

A Oliveirense reentrou na partida com tudo e, no espaço de cinco minutos, encurtou distâncias, com uma cabeçada de Schutte (55) e um livre direto de Zé Pedro (60), em que a bola bateu na barra e ressaltou no relvado, já dentro da baliza, mas o jogo prosseguiu e o golo só foi confirmado pelo videoárbitro segundos depois.

O assomo dos forasteiros não chegou para mais, porque os algarvios ‘despertaram’ e assumiram o controlo da partida, gerindo a vantagem até ao apito final e até desperdiçando duas ocasiões flagrantes, por Cristian Ponde (82) e Elves Baldé (90+3).

Na Oliveirense, o avançado Kazu Miura, aos 56 anos, foi opção para os minutos finais, em estreia esta época, continuando a renovar o seu próprio recorde como jogador mais velho em atividade nos campeonatos profissionais.

 

Jogo disputado no Estádio de São Luís, em Faro.

Farense – Oliveirense, 3-2.

Ao intervalo: 3-0.

Marcadores:

1-0, Marco Matias, 16 minutos.

2-0, Rui Costa, 30.

3-0, Mattheus Oliveira, 35.

3-1, Schutte, 55.

3-2, Zé Pedro, 60.

 

Equipas:

- Farense: Ricardo Velho, Pastor, Gonçalo Silva, Muscat (Artur Jorge, 56), Talocha, Cláudio Falcão, Mattheus Oliveira (Fabrício Isidoro, 56), Cristian Ponde, Rafael Barbosa (Vítor Gonçalves, 56), Marco Matias (Elves Baldé, 86) e Rui Costa (Bruno Duarte, 77).

(Suplentes: Miguel Carvalho, Bruno Duarte, Talys, Artur Jorge, Elves Baldé, Fabrício Isidoro, Vítor Gonçalves, Belloumi e Seruca).

Treinador: José Mota.

- Oliveirense: Arthur Augusto, Diogo Casimiro, Kelechi, Guirassy, Kazu, Schurrle (João Paulo, 68), André Santos (Iago Fabrício, 46), Zé Leite (Gonçalo Negrão, 68), Duarte Duarte (Kazu Miura, 88), Zé Pedro (Lamine, 88) e André Schutte.

(Suplentes: Nuno Macedo, Rui Dabó, Iago Fabrício, Lamine, Gonçalo Negrão, Joaquim Rodrigues, Kazu Miura, Francisco Pinto e João Paulo).

Treinador: Fábio Pereira.

 

Árbitro: Pedro Ramalho (AF Évora).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Artur Jorge (83) e Cristian Ponde (86).

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.