A justificação apresentada destaca as dificuldades financeiras enfrentadas pela FAGAR, empresa responsável pelo serviço de água, alertando para possíveis prejuízos financeiros caso os preços não sejam reajustados.
Importa ressaltar que Faro, juntamente com Tavira e Olhão, regista dos preços da água mais altos da região do Algarve. Em contraste, em 2023, o Partido Socialista posicionou-se contra o aumento proposto pelo executivo anterior, classificando-o como injustificável, grave e um “saque aos farenses” e ressaltando que a ERSAR - entidade reguladora - teria recomendado a redução do preço por considerá-lo acima do necessário para a cobertura dos custos operacionais da empresa.
Ao tempo, o PS solicitou uma Assembleia Municipal Extraordinária, a qual se realizou, com o único propósito de debater o tema.
Agora, o partido mudou radicalmente a sua posição, aprovando o aumento e desonrando a sua posição anterior.
O PSD critica a incoerência dos socialistas e sugere que, ao invés de aumentar o preço da água, deveriam ser implementadas medidas para melhorar a eficiência da empresa, reduzir perdas e recuperar condutas obsoletas, medidas essas que não implicam custos adicionais, pois o Governo estabeleceu, em setembro passado, apenas para o Algarve, um mecanismo de financiamento a fundo perdido de 100% para projetos de recuperação e reabilitação das redes em baixa.
Essa é uma oportunidade que não se pode perder. Aumentar os preços sem mais, não é nem saber, nem fazer.
PSD Algarve




