O dado foi encontrado a pouco mais de um metro de profundidade e tem uma dimensão de 12 por sete milímetros.

O subsolo de Faro continua a dar que falar. Recentemente, a RTP divulgou uma reportagem que abordava as particularidades do subsolo da cidade algarvia e nos apresentava um dado muito curioso e invulgar. 

Através das obras do número 16 da Rua Ivens foi possível encontrar algumas estruturas romanas associadas a um conjunto de artefactos de qualidade. Foi precisamente ai que o particular dado foi encontrado. Com fragmentos de vidro e de cerâmica, o dado vai ajudar a conhecer a história de Faro. 

O dado foi encontrado entre as ranhuras de uma cloaca romana, a pouco mais de um metro de profundidade. Com uma dimensão de 12 por sete milímetros, a morfologia do dado é retangular e a matéria prima, após análise laboratorial, revelou ser osso. O arqueólogo Carlos Vilela revelou ainda que o objetivo terá sido jogado pela última vez em meados do século I ou início do século II d.C.

A inscrição do valor das faces do dado mostram também algumas particularidades, uma vez que tinham "duplos círculos concêntricos, apesar de se encontrarem especialmente bem marcados, não estão alinhados", explicou à RTP a arqueóloga Lídia Fernandes, exemplificando com a face de três e cinco pontos. "Nesta última, ocorreu um erro na gravação do ponto central, encontrando-se um círculo a mais do que nos restantes e apresentando-se descentrado".

Os aparentes "erros" dos círculos podem indicar que este dado poderia pertencer ao universo dos dados viciados. 

O dado encontrado na Baixa de Faro "representa um dos melhores exemplos deste tipo de objetos de caráter lúdico", afirma a arqueóloga, mesmo não sendo o único exemplar em território nacional. 
 
Pode ler AQUI a reportagem completa da RTP

 

Por: Filipe Vilhena