No Estádio José Arcanjo, com um relvado em péssimo estado, os portistas, cada vez mais líderes do campeonato, dominaram boa parte do jogo e mereceram o triunfo, mas tiveram de suar para sair de Olhão com os três pontos, conquistados no ‘último suspiro'.
O jogo começou equilibrado e, depois de um momento de grande pressão portista, Tiago Duque tirou, com um corte providencial, o golo a Chidozie, na primeira grande ocasião da partida, aos nove minutos.
Aos poucos, o FC Porto B, com um futebol apoiado e assente no dinamismo do trio de meio-campo, foi exercendo ascendente, desperdiçando as melhores oportunidades por Ismael, numa jogada individual pela esquerda concluída com um remate ao lado (39), e Gleison, com uma cabeçada para fora (45+2).
A superioridade portista intensificou-se no início da segunda parte, com Pité (46) e Francisco Ramos (49) a disporem de boas ocasiões para inaugurar o marcador, com resposta de Murilo, que permitiu a defesa de João Costa no primeiro remate dos algarvios (56).
Apesar de o FC Porto B continuar com mais posse de bola, o ritmo de jogo baixou e a animação só chegou perto do fim, primeiro aos 84 minutos, num lance polémico de Victor Garcia sobre Gonzalez Prado, em que os algarvios reclamaram grande penalidade mas o árbitro assinalou livre.
Giraldo foi expulso quatro minutos depois, por agressão a Graça, e o Olhanense, reduzido a dez unidades, já festejava o empate, até que Ruben Macedo, aos 90+4, num remate de ângulo quase impossível, abriu o marcador e o caminho para o triunfo, selado dois minutos depois por Ismael.
Jogo no Estádio José Arcanjo, em Olhão.
Olhanense - FC Porto B, 0-2.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Ruben Macedo, 90+4 minutos.
0-2, Ismael, 90+6.
Equipas:
- Olhanense: Moreira, Rodolfo Lourenço, Coubronne, Materazzi, Tiago Duque, Virga, José Coelho (Galassi, 55), Giraldo, Januário (Gonzalez Prado, 68), Leandro Borges e Murilo (Said, 75).
(Suplentes: Tiago Maia, Ousmane Baldé, Fábio Marinheiro, Gonzalez Prado, Douglas Cordeiro, Said e Galassi).
Treinador: Cristiano Bacci.
- FC Porto B: João Costa, Victor Garcia, Chidozie, Maurício (Verdasca, 18), Rafa, Tomas Podstawski, Francisco Ramos, Graça, Gleison (Ruben Macedo, 67), Pité (Leonardo, 79) e Ismael.
(Suplentes: Filipe Ferreira, Rodrigo, Leonardo, Omar, Sérgio Ribeiro, Verdasca e Ruben Macedo).
Treinador: Luís Castro.
Árbitro: Rui Silva (Vila Real).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Francisco Ramos (25), Chidozie (45+2), Rodolfo Lourenço (65), Verdasca (77), Leandro Borges (83), Victor Garcia (86) e Ruben Macedo (90+5). Cartão vermelho direto para Giraldo (88).
Assistência: Cerca de 800 espetadores.
Por: Lusa