Na República 14 no sábado dia 22 de Março às 19h e às 21:30H
A Guitarra Tenor ou Violão Tenor (um termo mais de acordo com o vocabulário do Brasil) é um dos instrumentos mais curiosos da história dos cordofones.
O instrumento terá surgido nos Estados Unidos por volta dos anos 20 do século passado, tendo sido muito utilizado nos primórdios da música country, mas por volta dos anos 30 ganhou significado e tornou-se um instrumento típico na música popular brasileira. A sua introdução no Brasil deve-se ao músico Annibal Augusto Sardinha, o famoso instrumentista e precursor da Bossa Nova, "Garoto". Devido à sua beleza e timbre, rapidamente ganhou fama e tornou-se presença constante na discografia da música popular brasileira.
Fernando Dalcin é um incrível músico brasileiro a viver em Portugal, um instrumentista virtuoso e profundo conhecedor da tradição musical do seu país tendo já passado na República 14 com o seu "Trio Brasileiro de Choro". Neste concerto Dalcin apresenta-nos o Violão Tenor através de um panorama de obras compostas por grandes mestres do instrumento, acompanhadas por algumas histórias que ilustram toda a trajetória deste instrumento.
Um especial destaque desta apresentação é o instrumento que Fernando Dalcin irá tocar, um instrumento verdadeiramente histórico, uma das primeiras guitarras tenor construídas no Brasil pela extinta casa “Del Vecchio” um Luthier de renome que construiu instrumentos para todos os grandes da música brasileira.
Com Dalcin na Guitarra Tenor irão estar João Pita no Violão de 7 cordas e Fernando Baggio nas percussões.
República 14