Fernão Gil, na freguesia de Odeleite, é mais uma das povoações abastecidas de água potável no concelho de Castro Marim. Levar água potável às mais de 50 povoações serranas do concelho de Castro Marim, onde o abastecimento de água se fazia através de fontanários públicos ou furos dos próprios habitantes, tem sido um dos principais intentos do executivo da Câmara Municipal de Castro Marim.

Na povoação de Fernão Gil, a intervenção contempla 9 famílias privadas de água potável. A obra incidiu na construção de 200 metros de conduta, três bocas de abastecimento de água e instalação de uma estação elevatória e de tratamento de água. As obras realizadas no âmbito desta empreitada de abastecimento de água domiciliária potável são realizadas por administração direta, o que permite reduzir significativamente os custos da instalação.

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, sublinha que “esta não é a solução desejada, que estaria dependente de um hipotético financiamento comunitário, mas traz água potável às casas de cerca de 1000 pessoas privadas deste direito”.

As próximas intervenções avançam nas povoações de Funchosa de Cima, Funchosa de Baixo, Cortelha e Fortes.

 

Por CM Castro Marim