Em Ferragudo o Carnaval 2020 foi diferente. Os muitos visitantes disfrutaram, durante a tarde de terça-feira, de quatro versões diferentes do Carnaval no mundo. Pela baixa de Ferragudo desfilaram o Entrudo Chocalheiro, o Carnaval com “Gigantones” e “Cabeçudos”, o Carnaval do Brasil e o Carnaval de Veneza.
O primeiro, o Carnaval dos caretos, é o mais genuíno Carnaval português, onde os homens da terra se disfarçam de demónios com cores aguerridas. Foi recentemente declarado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
A segunda versão do Carnaval desfilou ao ritmo de “Zés Pereiras” integrando bombos, caixas e gaita-de-foles, tão caraterísticos das romarias e cortejos do norte de Portugal. Já o Carnaval do Brasil, representado pelo samba, é o maior Carnaval do mundo.
Por seu lado, o Carnaval de Veneza continua a ser considerado por muitos como um dos mais belos e antigos do mundo. Em Ferragudo mostraram-se as suas mais características máscaras e figurinos ao som de música alusiva.
Este Carnaval temático que registou grande adesão quer de visitantes quer da população local, teve continuação no baile que a partir das 18.30h deste dia 25 de fevereiro vibrou ao «Som do Brasil», o grupo que tocou samba, marchas e frevos.
Já antes, durante as tardes e noites de domingo e de segunda-feira de Carnaval, os tradicionais e famosos bailes das coletividades fizeram as delícias de mascarados e foliões, quer em Ferragudo, quer em Carvoeiro.
Em Carvoeiro o cortejo de Carnaval percorreu a baixa da vila e entrou na brincadeira concentrada no largo da praia. Neste Carnaval mais tradicional, a irreverencia carnavalesca desfilou com toda a sua alegria contagiando o muito público presente.
Os festejos carnavalescos de Ferragudo foram da responsabilidade do Município de Lagoa em parceria com a Junta de Freguesia e as associações locais. Os de Carvoeiro foram assumidos pela associação local Carvofestas, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e da União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.
Por: Município de Lagoa