A Infraestruturas de Portugal publicou hoje em Diário da República, dia 21 de março, o concurso público para a conceção e construção de uma subestação de tração elétrica em Olhão

<https://files.dre.pt/cp_hora/2022/03/056/415135428.pdf>, que servirá o troço entre Faro e Vila Real de Santo António da Linha do Algarve.

A empreitada envolve um investimento estimado em 8.500.000,00 euros, é promovida no âmbito do projeto de eletrificação da Linha do Algarve integrado no programa de modernização e requalificação da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020, cofinanciado pela União Europeia.

Eletrificação da Linha do Algarve - Investimento na criação de um transporte ferroviário mais rápido, seguro e sustentável O empreendimento de Eletrificação da Linha do Algarve visa dotar com tração elétrica (no sistema 25 kV - 50 Hz) os troços Tunes-Lagos e Faro-Vila Real de Santo António, capacitando esta infraestrutura ferroviária com melhores níveis de operação, fiabilidade e segurança, o que permitirá disponibilizar aos passageiros uma alternativa de transporte público ambientalmente sustentável, mais rápida e com maior comodidade, ao serviço das populações e turistas na região do Algarve.

A presente ação integra a candidatura aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Empreitada de Eletrificação da Linha do Algarve no troço Faro / Vila Real de Santo António”, com um financiamento comunitário de cerca de 85%.