A intervenção a executar ao longo do troço com 45 quilómetros de extensão, envolve os seguintes trabalhos:
Dotar a via com sistema de tração elétrica 25 kV/50Hz
Rebaixamento da via-férrea numa extensão de aproximadamente 400 metros para permitir o gabarit de eletrificação sob Passagens Superiores existentes;
Intervenção nas pontes metálicas de Portimão e Vale da Lama para instalação de catenária;
Intervenções nos edifícios das estações e apeadeiros para a instalação da infraestrutura fixa de tração elétrica;
Intervenções de melhoria das condições de segurança, fiabilidade e exploração da circulação ferroviária:
Construção de uma nova infraestrutura de suporte aos sistemas de Sinalização e Telecomunicações;
Trabalhos de estabilização em taludes;
Demolição, reabilitação ou construção de nova drenagem longitudinal e transversal a executar ao longo do troço
Adaptação e construção de salas de telecomunicações.
Intervenções de reforço da segurança das condições de atravessamento pedonal e rodoviário:
Requalificação da Passagem de Peões da PN ao quilómetro 313,914, através da construção da Passagem Superior Rodoviária ao quilómetro 314,254;
Supressão da PN ao quilómetro 324,964, através da construção da Passagem Superior Rodoviária ao quilómetro 324,964;
Requalificação em Passagem de Peões da PN ao quilómetro 330,572, com aa construção da Passagem Superior Rodoviária ao quilómetro 330,009.
A Infraestruturas de Portugal irá em breve remeter o contrato para apreciação do Tribunal de Contas (TC). Após a atribuição do Visto Prévio por parte TC, serão desenvolvidos os procedimentos necessários para a consignação da obra e início dos trabalhos no terreno.
Eletrificação da Linha do Algarve – Modernização do sistema de transporte ferroviário
A eletrificação da Linha do Algarve está a ser executada dividida em duas empreitadas. A primeira, corresponde à eletrificação do troço entre Faro / Vila Real de Santo António que se iniciou a 2 de novembro do ano passado e está em desenvolvimento.
A segunda corresponde à eletrificação do troço entre Tunes / Lagos.
A eletrificação da Linha do Algarve, na totalidade dos seus 140 km de extensão, irá assegurar importantes benefícios ao nível da segurança, eficiência, qualidade de serviço e sustentabilidade ambiental.
A operação na Linha do Algarve integralmente com recurso a material circulante elétrico, permitirá a utilização de composições mais modernas, confortáveis e rápidas, reduzindo o tempo de percurso entre Lagos e Vila Real de Sto. António em 25 minutos.
Além das vantagens em termos de rapidez e segurança, o reforço da capacidade de operação possibilitará o reforço do número de circulações ao dispor dos utilizadores, beneficiando fortemente a mobilidade no arco metropolitano do Algarve.
A presente ação é cofinanciada pelo COMPETE 2020, com a designação “Linha do Algarve – Eletrificação”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85 %.