O evento será realizado entre os dias 9 a 14 de abril e terá a participação de mais de 800 jovens entre os 12 e os 16 anos, que irão competir divididos em dois escalões, tanto no feminino como no masculino (sub14 e sub16).
José Carlos Rolo explicou durante a apresentação que a «Festa do Basquetebol Juvenil» vem «democratizar o basquetebol» e pretende criar um sentimento de união e partilha no desporto. Para além disso, as competições «irão envolver unidades hoteleiras» e impulsionar a economia do concelho algarvio, que receberá famílias dos participantes, amantes do desporto e curiosos.
A organização da competição volta a estar a cargo da Federação Portuguesa de Basquetebol e da Câmara Municipal de Albufeira, com o apoio da Associação de Basquetebol do Algarve e de dois Clubes do Concelho: o Clube de Basquete de Albufeira e o Imortal Basket.
Os jovens jogadores participantes estarão no Algarve em representação de todas as Associações Distritais de Basquetebol.
Cristiano Cabrita, vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira e responsável pelo pelouro do Desporto do Município, lembrou que este evento é «fundamental para Albufeira e é o exemplo daquilo que é um bom dinamismo desportivo, mas também da dinâmica da economia circular». A «Festa do Basquetebol Juvenil» pretende ainda dar oportunidade a todos de «usufruírem daquilo que Albufeira tem para oferecer», acrescentou.
«Este evento só se realiza em Albufeira porque temos um conjunto de equipamentos desportivos que nos permitem receber aqui este tipo de organização», realçou Cristiano Cabrita, que frisou ainda que «espero que este seja um pontapé de saída para aquilo que vai ser uma grande festa da juventude, do desporto e do basquetebol.
A «Festa do Basquetebol Juvenil» é também um evento social e lúdico para todos os que nela participam. No total passarão pela cidade algarvia cerca de 1500 agentes do basquetebol, entre jogadores, treinadores, equipas médicas, árbitros, juízes de mesa, dirigentes, staff da organização, voluntários, profissionais da Comunicação Social e parceiros e patrocinadores.
Manuel Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, saudou o regresso do relançamento da «Festa do Basquetebol Juvenil» após dois anos de interregno devido à pandemia da covid-19. «Estamos a anunciar novamente esta festa com a dignidade que o maior evento do desporto juvenil federado merece», realçou.
«Todos sabemos que Albufeira é um dos melhores destinos de férias do país e acolhe muitos turistas, de todos os cantos do mundo. A pensar nisso, o desporto é olhado nesta festa por outra vertente, nomeadamente da vida saudável e na conquista de uma qualidade de vida melhor», disse Manuel Fernandes, referindo-se ao novo projeto «3X3 BaskerArt».
«3x3 BasketArt» pretende levar o Basquetebol mais longe
O «3X3 BaskerArt» consiste em desafiar todos os Municípios do país a constituir-se como parceiros da Federação Portuguesa de Basquetebol na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol, numa variante do jogo mais simples de colher a adesão e participação de todos: o 3x3 que começa a afirmar-se como uma categoria de excelência no quadro da FIBA e teve estreia olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Como forma de potenciar a atratividade da iniciativa e a curiosidade dos mais jovens, pretende-se que esta operação se desenvolva num cenário exterior e urbano, decorado segundo um padrão de streetart (por ex. com pinturas em graffiti) concebido e realizado preferencialmente por artistas locais. Um dos trabalhos em Albufeira, num campo que está a ser idealizado, estará a cargo do artista ASUR, natural de Albufeira.
o 3x3 é um jogo mais simples, que exige menos atletas e reclama menos recursos (desde logo porque é jogado em recintos descobertos — sem necessidade de pavilhões, pisos e balneários dispendiosos) podendo ser praticado em qualquer região com um mínimo de participantes, razão pela qual tem hoje mais de 200 milhões de praticantes no Mundo, e é considerado como o desporto de rua mais jogado no Planeta.
Tal como referiu o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, este é um «projeto versátil e dinâmico», com o objetivo de dar ênfase a ideias criativas e mobilizadoras, constituído por um conjunto diversificado de ações concertadas com as Autarquias, Associações de Basquetebol Distrital/Regional, Clubes, Desporto Escolar, Associações de Pais, Parceiros e Patrocinadores.
«Basquetebol Solidário» vai apoiar refugiados da Ucrânia
O habitual «Basquetebol Solidário», onde cada participante do evento, desde os atletas, aos voluntários, doa a quantia mínima de 2€ para uma instituição local, será nesta edição entregue à Associação dos Ucranianos no Algarve. Haverá também o alargamento da campanha ao público em geral que poderá contribuir para a causa.
Por: Filipe Vilhena






