Além das novidades e antestreias deste ano, a Festa leva à cidade de Lagos conversas e sessões infantis na Biblioteca Municipal de Lagos.
O programa começa na quarta-feira, dia 25 de maio, com o filme L’arminuta, de Giuseppe Bonito, as vivências tragicómicas de um casal que tenta sobreviver ao seu quotidiano - entre fraldas e amigos em crise.
No dia seguinte, é exibido o filme Uma Livraria em Paris de Sergio Castellitto, uma comédia romântica, inspirada num argumento nunca filmado de Ettore Scola, e, o mais recente filme do ator e realizador Sergio Castellitto, depois do sucesso de Fortunata.
Sexta-feira, dia 27 de maio, é exibido E noi come stronzi rimanemmo a guardare, de Pif. A falta de garantias sociais e a fragilidade económica são o ponto de partida da nova sátira de Pif, uma comédia original com um olhar crítico sobre o excesso de poder dado à tecnologia e aos algoritmos informáticos que marcam cada vez mais o ritmo da nossa vida.
Sábado, dia 28 de maio, começa com a sessão infantil O Pequeno Mundo de Leo de Giulio Gianini. Sessão dedicada ao público infantil com filmes de Giulio Gianini, um dos mestres do cinema de animação, autor de grandes obras-primas realizadas com a técnica de stop-Motion e do autor Leo Lionni criador de vários livros infantis
À tarde, o clássico Mamma Roma, de Pier Paolo Pasolini. Um retrato neorealista de martírio maternal que marca uma transição na filmografia inicial do subversivo Pasolini com a diva italiana Anna Maganani. Seguidamente haverá um encontro com leituras em torno da obra do autor, realizador e intelectual Pier Paolo Pasolini.
Encerra esta edição em Lagos com a comédia italiana Come un gatto in tangenziale - Ritorno a Coccia di Morto, de Riccardo Milani. Uma comédia sarcástica que convida a refletir sobre as grandes questões sócio-culturais, apoiada num elenco de luxo que promete muitas gargalhadas.
A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Câmara Municipal de Lagos e da Biblioteca Municipal de Lagos.