Vá pelos caminhos da água.

70% é o percentual de água no nosso organismo.                   

71% é a percentagem da superfície da Terra que é coberta por água em estado líquido.

14 milhões de toneladas é a quantidade estimada de plástico no fundo dos mares e oceanos. Foi na água que a vida começou e todos os organismos que vivem no planeta necessitam de água. A água é uma necessidade vital. É um habitat. É um recurso. É um ponto de equilíbrio do ecossistema. É um meio de transporte e de lazer. É um ponto de produção, ligação, movimento. A água é uma rede, é origem. É um recurso que desfrutamos e utilizamos todos os dias.

Façamos uma lista bem consciente das razões para cuidar e preservar este recurso natural. Queremos continuar a usufruir da água nas suas múltiplas vertentes quer sejam essenciais, terapêuticas ou organizacionais.

Fica, desta forma, a nossa homenagem à água. Aliado ao Festival das Caminhadas queremos invocar este recurso e deixamos o nosso apelo à sua preservação. A água corre nas veias da Serra de Monchique. Aqui, na montanha sagrada, água é também alimento para a vida do homem e deste ecossistema tão especial. Aqui, onde a frescura das ribeiras elevam também este alimento à nossa alma e bem-estar. Façamos deste festival uma caminhada para a sua contemplação e descoberta deste interior tão rico e também do interior de cada um de nós.

Atividades: caminhadas desportivas, caminhadas temáticas/culturais, caminhadas com pic-nic, atividades em familia e infantis, contadores de histórias, workshops, ateliers, teatros, yoga, observação astronómica, etc.

 Evento integrado no calendário anual do AWS - Algarve Walking Season, um projeto regional de promoção conjunta de festivais de caminhadas no Algarve e no Projeto "Revitalizar Monchique - Turismo como catalisador", financiado pelo Turismo de Portugal.

 

- Co-Promotores: Região de Turismo do Algarve, Associação de Turismo do Algarve e Associação Almargem

- Parceiros: Águas de Monchique, Aqualand, Nomad Glamper

 - Patrocínios: Decathlon

 

Programa completo em https://www.cm-monchique.pt/pt/menu/993/festival-de-caminhadas-2022.aspx