Castro Marim vai ser palco de uma inédita iniciativa de homenagem ao eterno génio da guitarra e mestre absoluto do flamenco contemporâneo, Paco de Lucía. O «Festival de Lucía» acontece no dia 20 de agosto, no Revelim de St. António, pelas 22h00, com a guitarra de Pedro Jóia, ele próprio um discípulo de Paco de Lucía, o acordeão de João Frade e ainda Norton Daiello no contrabaixo. A voz inigualável de Mariza, como embaixadora deste evento, completa o cenário musical.

Paco de Lucía, reconhecido como um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, tinha em Castro Marim as suas raízes, mais concretamente em Monte Francisco, terra que viu a sua mãe, Luzia, nascer. É nesta ligação que o “Festival de Lucía” assenta, homenageando uma guitarra de várias linguagens, cruzamentos e matizes, como a que Paço de Lucía habitou o seu público, mas homenageando também as mulheres, através da memória de sua mãe, cuja alegria e semblante lusitano sempre o inspirou. 

Em Agosto de 2015, quando passava uma década do único espetáculo com que Paco de Lucía tinha brindado as gentes da terra da sua mãe e que ele mais tarde confessaria também um pouco sua, os músicos, que o acompanharam nos últimos anos, homenagearam o seu génio mas também a sua ascendência lusitana, num inesquecível espetáculo no Revelim de Santo António, “La Herencia de Paco de Lucia”, gravado ao vivo e agora lançado em CD, apresentado em conferência de imprensa pela fadista Mariza no dia 19 de agosto, pelas 19h00, no Praia Verde Boutique Hotel.

“Aproveitar positivamente a força da gente que acompanhou, admirou, segue e homenageia o grande mestre Paco, de Lucía, suam mãe, a favor desta terra, Castro Marim, que emana energia para o Mundo. É uma estratégia de valorização territorial e um tributo às suas gentes. Será um espetáculo único, que a Castro Marim orgulhará e, a Mariza, Pedro Jóia e Ivan Dias agradecemos”, declara sobre a iniciativa a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra.

De carácter anual, para a 2ª edição do “Festival de Lucía” está já confirmada a presença do produtor Javier Limón, que foi também produtor de vários discos de Paco de Lucía e vencedor de vários Grammys.

Em relação à venda de bilhetes, a Câmara Municipal de Castro Marim prioriza os castromarinense, permitindo que, até ao dia 8 de agosto, os bilhetes sejam vendidos apenas no Gabinete de Apoio ao Munícipe da Câmara Municipal de Castro Marim (Tlf: 00351 281510778 | E-mail: gam@cm-castromarim.pt) e no Mercado de Castro Marim.

Depois do dia 8 de agosto os bilhetes serão colocados à venda na BOL - bilheteira eletrónica – pelo preço de 8 euros no anfiteatro do Revelim e por 5 euros nas bancadas superiores a instalar no recinto. A compra do CD “La Herencia de Paco de Lucía” garante a entrada gratuita no espetáculo.

Esta é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Castro Marim, com o apoio da Eurocidade do Guadiana e da Associação Odiana, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Região de Turismo do Algarve e Junta de Andalucia, com a produção da Zerkalo e candidatado ao INTERREG VA, projeto UADITURES II.

 

Por: CM Castro Marim