O Grupo Penedo Grande irá representar no próximo dia 28 de novembro, pelas 21h30, a peça «Yerma», de Frederico García Lorca. A decorrer no Teatro Mascarenhas Gregório, o espetáculo integra o Festival de Teatro – «1.º Acto», promovido pela Câmara Municipal de Silves em parceria com a Al-Teatro.

Escrita em 1934, esta obra popular de caráter trágico, ambientada em Andaluzia no início do século XX, relata a história de uma mulher que vive o drama de não poder conceber um filho.

O telefone 282440 800 (ext. 2722) e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector da Cultura para reservas e fornecimento de informação adicionais sobre o espetáculo.

Recordamos que o Festival de Teatro – “1.º Acto” se prolonga até ao dia 8 de dezembro com as peças “Espantalhadas” (Teatro para a infância), pelo grupo Lendias d’Encantar, no dia 5 de dezembro, e “Rei Laudamuco, senhor de nenhures", pela Krisalida - Associação Cultural do Alto Minho, nos dias 7 e 8 de dezembro.

Os ingressos têm um custo associado de 5 euros.

 

Mais sobre a peça “Yerma”:

Yerma é uma peça de teatro do poeta espanhol Federico García Lorca. Escrita em 1934, foi apresentada no mesmo ano. É uma obra popular de caráter trágico, ambientada em Andaluzia, no início do século XX.

Yerma é uma mulher que vive o drama de não poder conceber um filho. Busca de todas as formas engravidar e enfrenta a indiferença do marido, Juan, que não demonstra nenhum interesse em compartir da sua angústia.

Diálogo da personagem Maria com Yerma sobre a sensação de carregar um filho:

- Maria: Não perguntes mais. Nunca sentiu um pássaro vivo apertado na mão?

- Yerma: Já senti.

- Maria: Pois é o mesmo... mas por dentro do sangue.

Obstinada, Yerma participa, contra a vontade do marido, de um ritual na casa de uma curandeira, para invocar a maternidade, o que provoca grande discussão entre os dois. Desesperada, Yerma descobre que o seu marido não deseja ter filhos e enlouquece, entre o desejo de conceber um filho e a sua impossibilidade.

 

Por CM Silves