O Filipe Santos conseguiu no passado dia 22 o novo recorde do Mundo de Síndrome Down nos 50 metros mariposa na sua categoria S21, durante a sua prestação no Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada, que foi realizado na Piscina Municipal de Vila Franca de Xira.

A nova marca que esperemos que a mantenha durante muito tempo foi de 32,68s, ficando abaixo quase 2 segundos da anterior 34,00 do nadador Paolo Manauzzi (Itália 2012).

 O F.C. Ferreiras e o seu treinador estão muito orgulhosos deste marco histórico.

 O Filipe Santos é um campeão, e mais uma vez mostra a sua qualidade, esforço e perseverança para alcançar sempre melhores marcas.  


Filipe Gustavo Björcke dos Santos, é atualmente um atleta do Futebol Clube de Ferreiras na Secção de Natação.

O Filipe nasceu a 8 de Junho de 1988, e é um jovem portador de Síndrome de Down, que há oito anos estava desintegrado da sociedade e sem lenitivo para a vida. A prática da natação abriu-lhe novos horizontes. Paulo Sousa, licenciado em educação física, com a especialidade de natação e Treinador de Desporto para Deficientes, tomou, a título gratuito, a responsabilidade do ensino das técnicas de nado ao Filipe. Depressa se apercebeu que o atleta tinha características que podiam propiciar a prática competitiva da natação.

Treinado pelo Paulo Sousa, o Filipe foi fazendo uma carreira de triunfos. A múltiplos primeiros lugares ganhos em competições nacionais juntou em 2008 a conquista do Estatuto de Alta Competição ao nadar, em Albufeira, no 4º Campeonato do Mundo de Natação DSISO (Down Syndrome International Swimming Organisation (UK)), ficando em 11º lugar nos 50 metros livres.

Sempre melhorando os tempos conseguidos, o atleta participou no Open Europeu de Inglaterra – Southampton 2010, ganhando duas medalhas de ouro e duas de prata e batendo o Recorde Europeu nos 100 metros Mariposa.

Posteriormente, o Filipe Santos, representou Portugal no Campeonato do Mundo DSISO, Taiwan 2010, de 1 a 9 de Outubro tendo competido em quatro provas (200 Livres, 200 Mariposa, 50 Livres e 100 Mariposa).

Quando, participar na final de uma das 4 provas era um objetivo espectável, aconteceu que o Filipe participou na final das 4 provas tendo conquistado o 4º Lugar nos 200metros Livres, o 4º Lugar nos 200 metros Mariposa, o 6º Lugar nos 50 metros Livres e o 8º Lugar nos 100 metros Mariposa.

Em 2011, participou nas competições nacionais da ANNDI tendo-se classificado em 1º lugar em todas as provas em que nadou, nomeadamente nos 50 metros Mariposa, 50 metros Livres, 100 metros Livres e 200 metros livres. Nadou também nas provas do Circuito de Mar do Algarve sendo o único atleta com Síndrome de Down a nadar, em Portugal, em águas livres.

Em Novembro de 2011 o atleta representou Portugal no Campeonato da Europa DSISO 2011, conseguindo a MEDALHA DE OURO nos 200 metros Mariposa, a MEDALHA DE OURO nos 400 metros Livres, a MEDALHA DE PRATA nos 50 metros Livres e a MEDALHA de Bronze nos 200 metros Livres, tendo assim subido ao pódio em todas as provas em que participou.

Ainda em termos desportivos, o Filipe participou no Campeonato Nacional de Atletismo da ANNDI tendo recebido a medalha de bronze nos 200 metros corrida. Para além da natação e do atletismo o Filipe pratica canoagem e voo livre, mostrando uma auto-confiança notável.

Nos anos posteriores os êxitos foram-se acumulando e em 2013 o Filipe obteve, no Campeonato Nacional de Inverno, em Leiria, três primeiros lugares e um segundo lugar, e em Setembro, foi Bicampeão da Europa sendo recordista europeu nos 200 metros mariposa.

O Filipe Santos participou no Campeonato do Mundo, no México, no mês de Novembro do ano de 2014. Em Janeiro de 2015 Filipe e seu treinador integraram na equipa de Natação do Futebol Clube de Ferreiras. O Filipe conquistou já no seu novo Clube 8 títulos Nacionais e no passado dia 22 de Março de 2015 para além de já ser o atual recordista Europeu dos 200 Mariposa, bateu o Recorde do Mundo nos 50 Mariposa.

No próximo mês de Novembro o Filipe representará Portugal no Campeonato Europeu, em Loano (Itália) onde irá tentar alcançar o pódio em 4 provas, 50 Livres, 50, 100 e 200 Mariposa.