"Surda" é um drama sobre uma mulher surda que é mãe de um bebé que não é surdo. A cineasta Eva Liberdad imaginou a história depois do desabafo da irmã Miriam Garlo, que é surda e é a atriz que tem o papel da protagonista.
O filme "Surda" teve estreia na Berlinale 2025, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, e conquistou, também aí, o Prémio do Público. Nos prémios Goya 2026, Eva Liberdad recebeu o Prémio Goya de Melhor Realizadora Revelação e Miriam Garlo, o Prémio Goya de Melhor Atriz Revelação.
A sessão é de ENTRADA LIVRE mas sujeita à capacidade da sala. Os «ingressos» podem ser levantados no próprio dia 3, no STAND do Europe Direct Algarve, a partir das 18h ou à entrada do Teatro Municipal a partir das 19h onde a equipa do Europe Direct Algarve e a equipa do PE em Portugal estarão a dinamizar o Jogo Valore qUE me movem.
O visionamento do filme no Teatro Municipal António Pinheiro em Tavira será seguido de uma conversa a partir do comentário da realizadora espanhola Eva Liberdad: lamento que a sociedade não esteja preparada para aceitar a diferença.
A iniciativa e tem o apoio do Europe Direct Algarve, da CCDR Algarve e do Município de Tavira.
CCDR Algarve


