Nos dias 23 e 24 de maio, a Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana promoveu um fim de semana inteiramente dedicado à temática, no âmbito do projeto Agrosocial.
A iniciativa teve início na sexta-feira, dia 23 de maio, com a realização do 2º Encontro da Comissão de Trabalho III – Zona AAA no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. A sessão teve como objetivo delinear um plano integral para consolidar o ecossistema de empresas de economia social agroalimentar na região transfronteiriça e contou com a presença de Álvaro Araújo, membro da Direção da Odiana e Presidente da Câmara de VRSA.
No sábado, dia 24 de maio, a atividade prosseguiu no recinto da Feira de Maio, no Azinhal, com a atividade Agrosocial Lab, que tem como objetivo aprofundar a identificação de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas empresas nos diferentes domínios de cooperação. Integrada no programa da Feira da Cabra 2025, a ação promoveu a reflexão em torno de temas como a desertificação e o desafio demográfico nas zonas rurais.
O projeto Agrosocial é cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e tem como principal objetivo criar um ecossistema de economia social no setor agroalimentar, fomentar o empreendedorismo jovem e combater o despovoamento nas zonas rurais. Reúne 11 entidades dos dois lados da fronteira, num consórcio liderado pela Diputación de Córdoba.
A Odiana é uma das entidades parceiras e tem vindo a reforçar o seu papel na construção de novas oportunidades para os territórios de baixa densidade. Através deste projeto, a associação contribui para a valorização dos saberes locais, a renovação geracional no setor agroalimentar e a dinamização económica do Baixo Guadiana.
Odiana