Marca convida à reflexão sobre o papel do fator humano e do pensamento crítico num mundo cada vez mais dominado por algoritmos através de campanha multimeios.

Num cenário global cada vez mais dominado pela inteligência artificial (IA) e por um quotidiano impactado por algoritmos, a FNAC, uma marca com um propósito enraizado na democratização da cultura e do conhecimento, lança uma nova campanha de comunicação. Sob o mote A Revolução Está Aí. Vais Deixar de Pensar Por Ti?, esta é a primeira campanha feita em colaboração com a Uzina e lança uma nova plataforma de comunicação para a marca, com o objetivo de não só reforçar os valores intrínsecos da marca, mas também provocar uma reflexão crucial sobre o papel do pensamento crítico e do fator humano na era da IA.

A missão da campanha é clara: num mundo cada vez mais preso aos algoritmos, a cultura alimenta a diversidade de pensamento e a empatia pela diferença de estilos.  Este manifesto de posicionamento sublinha o papel fundamental que a FNAC pretende desempenhar desde que nasceu: ser um espaço para a cultura e para o pensamento crítico. O seu objetivo era e continua a ser levar a cultura e o conhecimento a todos. A marca sempre atraiu pessoas independentes, que pensam por si. Contudo, com a inteligência artificial a tornar-se cada vez mais presente e a 'pensar por nós', questionamos o que pode acontecer à nossa própria capacidade de pensar.

"Estamos a viver um momento de transformação sem precedentes, onde a inteligência artificial, apesar dos seus benefícios, começa a levantar preocupações sobre a atrofia do pensamento crítico", afirma Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da FNAC Portugal. "A nossa campanha não é contra a tecnologia, mas sim um convite à reflexão. Queremos usar a cultura como uma ferramenta poderosa para incentivar a luta contra a preguiça mental na era da IA”.

Ao longo da sua história, a marca sempre valorizou o fator humano, não apenas nas suas interações com os clientes, mas também na sua curadoria de produtos e na promoção de eventos culturais. Esta nova campanha reforça essa premissa, colocando o cliente e a sua capacidade de pensar de forma autónoma no centro da narrativa.

O conceito A Revolução Está Aí. Vais Deixar de Pensar Por Ti? é um apelo direto à ação. A FNAC, através da sua oferta cultural, seja livros, música, cinema, jogos ou tecnologia, pretende ser o catalisador para que as pessoas continuem a explorar, a questionar e a desenvolver o seu próprio pensamento, resistindo à tentação de delegar a sua capacidade cognitiva à inteligência artificial.

Esta é uma campanha multimeios que garante uma forte presença em diversos canais de comunicação, e terá um impacto significativo nos pontos de venda da FNAC, transformando as lojas em verdadeiros espaços de debate e inspiração. Com esta iniciativa, a FNAC reafirma o seu compromisso com a cultura, o conhecimento e, acima de tudo, com a singularidade do pensamento humano