A ação abrangeu todas as freguesias do concelho, mais concretamente a zona da Meia Praia, a povoação do Chinicato, a Vila de Odiáxere, a Vila da Luz, a povoação de Almádena, a Vila de Bensafrim e vários locais da cidade de Lagos.
Remonta a 2005 a data da primeira instalação na via pública de dispensadores de sacos para a remoção de dejetos caninos. Após sucessivos alargamentos, a rede conta atualmente com 175 equipamentos colocados em áreas pedonais, residenciais e espaços ajardinados. Concluída esta 9.ªfase de implementação, está já previsto um novo alargamento, a executar no decurso do presente ano, de modo a contemplar zonas menos servidas e dar resposta a pedidos rececionados nos serviços.
Os dispensadores estão identificados com placas informativas sobre a correta utilização do equipamento.
O objetivo deste investimento é sensibilizar a população para a problemática dos dejetos caninos na via pública, na tentativa de responsabilizar os acompanhantes dos animais para a limpeza e remoção imediata dos dejetos, os quais são fonte de poluição e um perigo em termos de salubridade.
Adicionalmente, e para que o impacto ambiental desta solução seja o menor possível, em 2019 a autarquia descontinuou a utilização dos sacos de plástico, passando a disponibilizar através destes dispensadores exclusivamente sacos biogradáveis e compostáveis, uma opção a que vai ser dada continuidade.
No site da Câmara Municipal está disponível a localização exata dos dispensadores. Saiba mais aqui.
Por: CM Lagos