De 28 de abril a 11 de maio de 2025, o Fórum Algarve, em Faro, transforma-se numa galeria de criatividade e técnica, com a exposição «Águas pelo Algarve», desenvolvida pelos formandos do curso Fotografia Profissional 23|25 da ETIC_Algarve.
Este projeto, inserido no módulo de Projeto Final, foi orientado pelo experiente fotojornalista e formador José Carlos Carvalho, e traduz-se numa mostra visual onde a água surge como ponto de partida para múltiplas narrativas visuais que vão desde a natureza selvagem ao estúdio, e da abstração à composição estética dos campos de golfe.
A exposição “Águas pelo Algarve” adquire também uma dimensão de consciência ambiental, ao lembrar que o Algarve atravessou recentemente um dos períodos de seca extrema mais severos das últimas décadas. Embora atualmente a situação tenha-se estabilizado, a necessidade de preservar este recurso essencial continua a ser urgente.
Para Nuno Ribeiro, Diretor Pedagógico da ETIC_Algarve “Acreditamos numa formação transformadora, que desafia os nossos formandos a aplicar os seus conhecimentos em contextos reais e com significado. Esta exposição mostra exatamente isso, talento em construção e compromisso com a excelência criativa. É também um exemplo de como a arte pode ser um veículo de consciência, neste caso, ao lembrar a importância da água, sobretudo numa região que há pouco tempo enfrentou uma seca severa. É nestes pilares criativos, e com responsabilidade e visão crítica que a ETIC_Algarve se baseia nestes quase 15 anos de existência.”
Neste contexto, o projeto assume um papel de sensibilização e convida o público a refletir não apenas sobre a beleza da água, mas também sobre a sua importância ecológica, social e simbólica. A arte, aqui, torna-se num veículo de memória, consciência e mudança.
Esta exposição surge como resultado de um processo formativo intensivo e prático, característico do curso técnico de Fotografia Profissional da ETIC_Algarve. Mais do que uma apresentação de portfolios, esta mostra representa o momento em que os formandos assumem o seu olhar como autores, combinando técnica, criatividade e reflexão crítica.
Através das lentes de seis fotógrafos que agora culminam a sua formação de dois anos na escola criativa, são eles:
 João Silva, João Andrade, Carolina Rosário, Maria Luz, Catarina André e Luana Dias.
A ETIC_Algarve lança o convite a todos os que valorizam a arte, a formação criativa e a consciência ambiental para visitarem esta exposição e refletirem sobre a beleza e a fragilidade da água no Algarve.
 
Etic Algarve