Francisco André tem 37 anos, nascido e criado na Freguesia de Salir, onde cresceu, estudou e onde, ainda muito jovem, deu os primeiros passos para aquilo que é reconhecida como uma das suas principais características: trabalho. Trabalho em equipa! Tem hoje uma sólida carreira profissional, desempenhando nos últimos 15 anos funções no setor bancário, pondo em prática toda a sua formação em gestão, economia e finanças, mas também em auditoria e gestão de riscos.
Enquanto coordenador da candidatura da Festa da Espiga às “7 Maravilhas da Cultura Popular”, com o apoio da sua equipa e de toda a população, Francisco André levou Salir do esquecido interior algarvio para todo o Mundo, com a transmissão em direto do programa da RTP no largo da Igreja de Salir, num percurso que começou modesto e acabou com a aclamação de Salir, da sua cultura e tradição, mas principalmente das suas Gentes, como finalista das 7 Maravilhas de Portugal.
Com Salir ao peito, envergou a braçadeira de Capitão da equipa principal de futebol da ACS – Associação Cultural de Salir de 2005 a 2009. Foi membro executivo da direção da Associação dos Amigos da Cortelha entre 2004 e 2014. Assumiu funções de membro da Assembleia de Freguesia de Salir 2013 e 2016. É fundador e Presidente do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha-Salir.
Desde 2010 é o Presidente da Comissão Organizadora da Festa da Espiga. Para Rui Cristina, candidato à Câmara Municipal de Loulé: “esta é uma escolha natural.
O Francisco André é a pessoa indicada para liderar os projetos capazes de desenvolver o interior. O caminho que o trouxe até aqui é a maior prova disso. Reconhecido pelo seu carater humanista, como um Homem de trabalho, entrega e dedicação em prol das Gentes da sua Terra.
Francisco André tem dedicado a maior parte da sua vida a Salir e à sua comunidade, seja atualmente como vice-presidente da Junta de Freguesia de Salir, seja como dirigente associativo, sempre ao Serviço da sua comunidade.
As suas competências pessoais, a sua experiência profissional, o profundo conhecimento que tem do funcionamento da Junta, assim como a sua capacidade de unir pessoas e gerir equipas com dinamismo, responsabilidade e inovação, são os ingredientes necessários para a continuidade, de quem quer hoje e sempre fazer Mais e Melhor pela sua, que é nossa, que é de todos Terra de Salir!”
Francisco André conclui que “recusar esta candidatura seria fugir aos meus Deveres de cidadão, de Salirense.
Temos, eu e a minha equipa, muito trabalho desenvolvido que não poderíamos abandonar. Demos a conhecer Salir ao Mundo, agora temos a Missão de trazer o Mundo a Salir. É aqui e agora que temos todos os meios para tornar Salir o centro de desenvolvimento económico e de inovação do interior algarvio. Não é uma promessa, é uma certeza, porque iremos continuar a trabalhar todos os dias em prol de Salir.
É do trabalho das nossas Gentes que vem a Força de Salir e dos Salirenses! Por Salir, sempre Mais e Melhor!” A Direção de campanha / Loulé, 07 de julho de 2021