apresentando publicamente à Família e Amigos os mais sentidos pêsames na morte desta algarvia, portimonense, lutadora antifascista, professora e artista plástica, mulher de Cultura.
Margarida Tengarrinha nasceu em 1928 em Portimão. Integrou o MUD Juvenil e participou nas Exposições Gerais de Artes Plásticas, tornando-se militante do Partido Comunista Português (PCP). Teve um importante papel em documentos fundamentais para a atividade partidária, na redação do jornal Avante na clandestinidade e na Rádio Portugal Livre. Já em democracia assumiu diferentes responsabilidades partidárias e, como se salientou, foi Deputada à Assembleia da República pelo PCP entre 1979 e 1983, eleita pelo Círculo Eleitoral de Faro.
Professora e artista plástica, regressou à sua terra natal em 1986, onde foi sócia-fundadora e Vice-Presidente da Assembleia Geral do GAMP - Grupo de Amigos do Museu de Portimão, dando pleno exemplo de integridade e dedicação no combate às injustiças sociais e mantendo uma multifacetada, libertadora e visionária ação cultural e cívica.
Nesta terça-feira, dia 31 de outubro, pelas 11h30, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P. e da Comissão Diretiva do Programa Regional ALGARVE 2030, José Apolinário, participa nas cerimónias fúnebres de Margarida Tengarrinha.
Por: CCDR Algarve